Miguel Faísca, o jogador de Gran Turismo que se tornou piloto profissional Notícias

Miguel Faísca, o jogador de Gran Turismo que se tornou piloto profissional


Miguel Faísca é o jovem português que alcançou o sonho de se tornar piloto após crescer ao comando dos carros de Gran Turismo nas consolas da PlayStation®. Este fim de semana, Miguel Faísca competiu em casa, na European Le Mans Series, e terminou a prova em 6º lugar da classe LMP3.

No fim da prova, Miguel Faísca, que competiu na equipa Eurointernational, faz um balanço positivo da participação. “As expectativas eram baixas, qualificámo-nos em 13º e estava complicado ficarmos no top 10. Felizmente com a estratégia que adotámos conseguimos estar em 4º e 5º lugares durante grande parte da prova, mas acabámos por sofrer uma penalização por excesso de velocidade à saída das boxes e terminámos em 6º lugar. Acho que foi um resultado muito bom”, afirma.

Sobre o regresso ao Estoril, local onde o jovem piloto competiu em 2014, Faísca mostrou-se bastante feliz. “Gostei imenso, é sempre bom regressar e competir, e acho que não havia melhor sítio para o fazer do que no Estoril, que foi onde fiz a última corrida em Portugal e com o apoio do público português”.

A criança que disse “trator” como primeira palavra chegou às verdadeiras pistas de corrida em 2013, após vencer a GT Academy, uma iniciativa da Nissan em parceria com a PlayStation®. Tentou vencer a GT Academy, em 2012, mas não conseguiu passar a final nacional. Só em 2013 é que superou os milhares de concorrentes e alcançou o sonho. “A minha vida mudou por completo, deu um salto gigante”, exalta.

Entre o comando da PlayStation® e o volante do carro, Miguel Faísca deteta duas grandes diferenças: “a ausência de forças G e, na consola, quando a corrida te está a correr mal, podes fazer reset e começar de novo”. Por outro lado, “há muitas semelhanças, como o nervosismo e o espírito competitivo que crescem quando estás a começar a prova. Podemos aprender muito com Gran Turismo, como por exemplo, os pormenores dos circuitos. Este título para a PlayStation® apresenta pistas muito realistas, ou seja, depois de jogares podes ter a certeza que conheceste a verdadeira pista, os detalhes estão muito semelhantes à realidade”.

Em jeito de preparação para o Circuito do Estoril, Miguel Faísca treinou com o Gran Turismo Sport, o novo título da franquia que chega à PlayStation®4 em 2017. “O Gran Turismo Sport é fantástico pela precisão dos pormenores dos carros e das pistas onde podemos competir, aliada às melhorias gráficas, que nos conseguem aproximar cada vez mais da realidade”, explica Miguel Faísca.

O novo título Gran Turismo Sport, PEGI 4, chega à PlayStation®4 em 2017 com novos carros, novas pistas e melhores gráficos que farão com que os jogadores se sintam verdadeiramente na estrada. O estúdio Polyphony Digital partilha o volante com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) para criar um jogo eximiamente afinado, onde será possível encontrar alguns dos carros mais rápidos e desejados do planeta.

Via comunicado de imprensa


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *