unissima-426x188 Notícias

Unissima Home Couture é caso de sucesso empresarial no livro Empresariato


A Unissima Home Couture, empresa portuguesa especializada no fabrico e comercialização de interiores e mobiliário de luxo, é caso de sucesso empresarial na internacionalização no livro ‘Empresariato’. Sob a coordenação de João Abreu, este é o primeiro manual de apoio à gestão e ao estudo com casos práticos de empresas portuguesas que alcançaram o sucesso na internacionalização das suas marcas e produtos. Atualmente, a Unissima Home Couture exporta para 4 países, nos quais mantém forte atividade comercial e institucional e pretende consolidar a sua presença internacional em 7 mercados até ao final de 2017.

A estratégia de internacionalização da marca teve início em 2015, tendo por base a experiência de três anos dos móveis Piquete, empresa do mesmo grupo da Unissima Home Couture, em mercados africanos. A empresa chega até estes mercados com estratégias a curto e a longo prazo, procurando sempre adequar a oferta, a atuação e a concepção das peças às especificidades de cada um dos mercados, seja na escolha dos materiais, seja na representação de aspectos culturais de determinadas regiões. No que toca às peças, a Unissima exporta diretamente para o cliente, que pode ser final ou gabinetes de design e/ou arquitetura de interiores. Em projetos de interiores, a Unissima exporta diretamente para o consumidor final ou recorre a parceiros estratégicos que angariam clientes e acompanham os projetos localmente, em representação da marca. Dependendo da evolução do volume de negócios em determinado mercado, existe ainda a hipótese de a marca instalar um atelier local, o que facilita uma presença a longo prazo e permite adequar o marketing mix às especificidades daquele mercado. Esta é uma estratégia que permite, não só, apoiar a economia local, mas também suprimir os obstáculos relacionados com questões legais e de logística, os principais entraves à exportação/internacionalização de marcas e produtos.

Livro Empresariato

Livro Empresariato

“Transpor para o internacional aquilo que fazemos cá foi, desde sempre, uma ambição nossa. E para nós, continua a ser um trabalho intensivo e diário, que nos obriga a sermos criativos e cada vez mais exclusivos na forma como trabalhamos cada projeto para surpreender os clientes. Apostamos em home couture, em todas as fases do projeto, que compreendem o design, a customização e produção e diferenciamos a nossa atuação pela apresentação de projetos chave-na-mão. Sermos caso de sucesso num livro que reúne 13 marcas portuguesas de sucesso lá fora, dá-nos um alento especial para continuarmos a ser cada vez melhores no serviço que prestamos aos nossos clientes”, diz Ana Piquete, Designer e CEO da Unissima Home Couture.

O livro ‘Empresariato’ revela o porquê do sucesso na internacionalização das reconhecidas empresas portuguesas. À Unissima junta,-se a Continental Mabor, Salsa, Vieira de Castro, Riopele, Primor, Adega Cooperativa de Favaios, Amob, Joalpe, Louropel, Meia Dúzia, Monsanto GeoHotel Escola e Nobrand. Este pretende ser uma ferramenta fundamental para gestores, académicos e empresários, bem como para estudantes das áreas de Gestão, Economia, Marketing e outras, e será certamente aconselhado nas várias faculdades porque envolveu 24 académicos de renome de várias universidades, institutos politécnicos e suas escolas superiores.

O livro foi lançado oficialmente no passado sábado, dia 08 de Outubro, e já se encontra à venda por um PVP de 20 euros.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *