Criança e Internet: Saiba como proteger os Pequenos dos perigos On-line Segurança

Criança e Internet: Saiba como proteger os Pequenos dos perigos On-line


No momento em que vivemos, parece até que as crianças nascem sabendo usar smartphones, tablets e outros gadgets modernos, tamanha é a facilidade que os pequenos têm ao manusear aparelhos eletrônicos. No entanto, apesar da habilidade natural, nem sempre as crianças têm maturidade suficiente para se conectar em segurança à internet; é nessa hora que os adultos devem entrar em cena, protegendo e instruindo os mais jovens. Conheça 5 cuidados básicos para proteger as crianças na web:

1 – Ensine Seu Filho a Usar a Internet

Geralmente as crianças aprendem a utilizar a internet sozinhas, mas a ajuda de um usuário mais experiente certamente será benéfica. Dependendo da idade, nível de instrução e da autonomia que a criança terá, é possível, por exemplo, criar uma conta em alguma rede social, acessar sites de jogos, realizar buscas no Google, assistir vídeos no Youtube, etc.

2 – Conheça as Novas Tecnologias

É muito importante ficar por dentro de tecnologias, redes sociais e ferramentas utilizadas por seu filho. Somente dessa forma você terá noção dos perigos que existem, podendo instruir a criança da melhor maneira possível, sempre que necessário.

3 – Instale o Computador em uma Área Comum da Casa

O quarto da criança não é um bom lugar para instalar o computador, mesmo que ela seja a principal usuária. Prefira uma área comum da residência, assim você poderá dar uma olhadinha no que a criança faz, além de coibir ações com as quais você não está de acordo.

instale-o-computador-em-uma-area-comum-da-casa

4 – Confira os Históricos do Navegador

Verifique periodicamente os históricos do navegador para conferir quais sites seu filho visitou e os downloads que foram realizados. Se encontrar algum conteúdo suspeito, chame a criança para uma conversa que a ajude a entender os riscos de seu comportamento.

5 – Consultor Parental

Para ter um consultor parental no seu computador, basta fazer o download de um antivírus. Nos produtos da Bitdefender em que essa ferramenta está presente, é possível bloquear conteúdos inapropriados, notificando os responsáveis sempre que a criança tentar acessá-los. Além disso, o antivírus irá proteger seus dados pessoais e impedir a instalação de vírus.

pequenos-consultor-parental

Lembre-se que mais importante que controlar é instruir; explique que a internet pode oferecer riscos reais, já que nela também há pessoas mal intencionadas e, por isso, é muito importante ter cuidado ao navegar, realizar downloads, acessar e-mails e principalmente ao utilizar as redes sociais.

Você conhece mais alguma dica? Compartilhe com a gente!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus Portugal, em excusivo para o TecheNet


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *