Super bateria pode ser carregada em segundos e durar semanas Futuro hoje

Nova tecnologia permite que baterias sejam carregadas em segundos


Cientistas da University of Central Florida (UCF) desenvolveram um protótipo de bateria capaz de fornecer energia por mais de uma semana. A bateria com supercapacitores pode ser carregada em poucos segundos e tem duração vinte vezes maior do que uma bateria de lítio convencional.

A rapidez em seu processo de carregamento pode ser explicada pela forma como a energia é armazenada. A eletricidade estática é armazenada na superfície de folhas de materiais “bidimensionais”, muitas das vezes o grafeno. Tais folhas apresentam grandes áreas de superfície capaz de conter grande quantidade de elétrons.

De acordo com Nitin Choudhary, um dos responsáveis pela pesquisa, a nova super bateria está superando as baterias convencionais no mundo todo quando usadas em dispositivos eletrônicos pequenos. A nível de comparação, uma bateria de lítio recebe 1.500 cargas durante sua vida útil, já as baterias com supercapacitores não apresentam os mesmos níveis de degradação, podendo ser recarregadas por mais de 30 mil vezes sem comprometer sua qualidade.

A pesquisa ainda está em desenvolvimento e a bateria com supercapacitores não está pronta para comercialização. A ideia é promissora e, caso chegue a ser comercializada, poderá substituir as baterias de diversos dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks e, até mesmo, carros elétricos.

Via Engadget


1 comentário em Nova tecnologia permite que baterias sejam carregadas em segundos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *