jornadas-fm Notícias

Pessoas, tecnologia, saúde e espaços de trabalho marcam o primeiro dia das 10as Jornadas FM


As 10as Jornadas FM (Facility Management) arrancaram ontem no MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa, e grande parte do tempo dos presentes no evento foi dominado pelo debate sobre pessoas, tecnologia, saúde e espaços de trabalho. Com as mudanças que ocorrem diariamente, principalmente, na forma como trabalhamos e na forma como vivemos, é urgente refletir e mudar algumas das mentalidades instituídas e processos implementados, com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas, dos colaboradores das empresas e da produtividade dos negócios.

Hugo Santos Ferreira, APPII, Rafael Madina, Ferrovial e Tiago Rocha, ISS protagonizam o painel de reflexão “A ligação com o Real Estate, as pessoas no FM e as tendências”, onde se reflete sobre a ligação possível entre os espaços do FM e do real estate com as pessoas, estabelecendo uma ponte entre o presente e o futuro do FM. No futuro, o FM passará pela integração dos serviços, numa abordagem socialmente responsável.

Segue-se o painel sobre “As condições e a saúde nos espaços de trabalho, atuais e futuros”, protagonizado por Teresa Patrone Cotrim, APERGO, Emília Telo, EU-OSHA, Mariana Neto, INSA e Henrique Barata Mota, OE. A forma como estamos no nosso local de trabalho e na nossa vida pessoal, a forma como as tecnologias influenciam e mudam os nossos hábitos de ser e estar, a forma como lidamos com toda a avalanche de informação que nos invade diariamente entre outros aspectos, influencia de forma determinante a saúde física e psíquica, enquanto trabalhador e pessoa. Há mais flexibilidade, mais informação, e até mais mobilidade, mas há naturalmente uma degradação da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas no geral, muitas vezes, levando a situações extremas de interrupção com a vida. É neste sentido que os técnicos de FM especializados na área de saúde atuam e tentam encontrar as melhores soluções que, quando integradas, beneficiam o colaborador e a organização.

E porque a saúde do colaborador está diretamente relacionada com o seu local de trabalho, a tarde arrancou com o painel “Adicionando Valor através do Espaço de Trabalho”, com a intervenção María Rosa Abeijón Giráldez, Nokia, Ester Sans – Ricoh, Jos Duchamps, Procos Group, Luis Teodoro , CBRE e Francisco Vazquez, 3GOffice. Os oradores e as empresas que representam estão focadas no mesmo ponto – no benefício, no desempenho e na qualidade do espaço de trabalho e no bem-estar do colaborador. Existem diversas formas integradas de o fazer/provocar, seja pela via emocional, seja pela via do entretenimento, seja pela via do edificado, seja pela via do design de interiores, entre outros aspectos.

Por fim, a tarde termina com o painel “Inovando no Real Estate e no Facility Management”, com a presença Fátima Machado, B.Prime, Diogo Teixeira, WeareCouture, Carlos Gonçalves, Avila Spaces e Patrícia Liz, Aguirre Newman, que refletem sobre qual os próximos passos do FM: somos digital, presente e futuro?

A sessão de encerramento do primeiro dia das 10as Jornadas FM ficou a cargo de Ron van der Weerd do EuroFM e Maria José Campos da APFM.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *