Sistemas da Bosch para motociclos conquistam três distinções nos CES 2017 Innovation Awards

Sistemas da Bosch para motociclos conquistam três distinções nos CES 2017 Innovation Awards

Aumento de segurança e mais informação e entretenimento para motociclos foram a fórmula de sucesso da Bosch no CES 2017 Innovation Awards. A 10 de novembro de 2016, o júri atribuiu três distinções aos sistemas da Bosch para motociclos. Um sistema de informação para o motociclista que substitui o tradicional painel de instrumentos por um display, produzido na unidade da Bosch em Braga, impressionou o júri e arrecadou duas distinções ao vencer na categoria In-Vehicle Audio/Video e receber uma menção honrosa na categoria Vehicle Intelligence. Além disso, a solução de segurança conectada para pequenos motociclos e scooters chegou ao pódio, recebendo também uma menção honrosa na categoria de Vehicle Intelligence. “Com as suas soluções de conectividade, a Bosch torna os motociclos mais seguros e convenientes”, diz Manfred Baden, Presidente da divisão Car Multimedia da Robert Bosch GmbH.

A Bosch em Braga é a principal unidade da divisão Car Multimedia,

Informação e entretenimento no display do veículo
O sistema de informação do motociclista combina toda a instrumentação do motociclo num único visor e torna possível aos motociclistas utilizarem os seus smartphones. A vantagem é que o sistema adapta automaticamente o visor à utilização no momento. Assim o motociclista tem acesso à informação que precisa para aquele momento em particular, reduzindo a distração e aumentando a segurança. Em velocidades mais elevadas, por exemplo, todos os elementos de informação no visor à exceção do velocímetro e notificações de perigo são gradualmente escondidos. O visor tem fácil leitura em qualquer estado climatérico. Mesmo com luz solar direta, as cores são distintas e o contraste bastante elevado, e no escuro o visor não confunde o motociclista. Isto é possível graças a um processo inovador e pioneiro de optical bonding, disponível na unidade da Bosch em Braga. Para além disso, também suporta chuva.

Seja para ouvir música ou atender uma chamada, o motociclista consegue utilizar todas as funções base do smartphone com o controlo remoto no guiador sem ter de usar diretamente o dispositivo. Após o emparelhamento inicial, o sistema liga automaticamente via Bluetooth ao smartphone e aos auriculares no capacete.

Aumento de segurança salva vidas
A solução de segurança conectada, conhecida como a unidade de conectividade Lean, liga o smartphone a pequenos motociclos e scooters via Bluetooth. O produto foi desenvolvido na Índia com especial foco nas necessidades dos utilizadores na região Ásia-Pacífico, onde os sistemas de travão para motociclistas, como ABS ou MSC, continuam a ser uma raridade. Por essas razões, a mortalidade em acidentes de viação envolvendo veículos de duas rodas continua a aumentar. Acidentes analisados na Indonésia e Tailândia mostram, por exemplo, que, anualmente, aproximadamente 21 mil pessoas morrem em acidentes com veículos de duas rodas nestes países. Em resposta, a Índia vai tornar o ABS num requisito legal para todos os tipos de motociclos a partir de 2018, e será um dos primeiros países recentemente industrializados a dar este passo.

As principais componentes da unidade de conectividade Lean são o controlo remoto no guiador, uma caixa para estabelecer a ligação ao smartphone e uma aplicação. Se o motociclista cair do motociclo ou da scooter, a app automaticamente envia uma mensagem de texto com as coordenadas do acidente para um contacto de emergência pré-definido. Em situações em que o motociclista se sinta inseguro, o controlo remoto no guiador pode ser utilizado para fazer uma chamada de emergência, e o número pré-definido que recebe um alerta. A chamada de emergência transmite a localização do veículo em intervalos regulares. A unidade de conectividade Lean também permite aos utilizadores destrancarem os veículos através do seu smartphone. Utilizando a app, o motociclista pode partilhar a “chave” do smartphone com algum amigo ou familiar a quem decida emprestar o motociclo. As funções do telemóvel também são uma opção, permitindo ao utilizador, por exemplo, definir a rejeição automática de chamadas quando o veículo está em movimento.

Os CES Innovation Awards têm o apoio da Consumer Technology Association (CTA)TM e premeiam, anualmente, os melhores produtos no CES antes do evento. Os CES Innovation Awards dividem-se em 28 categorias. Para além dos sistemas de motociclos, uma nova linha extremamente eficiente de esquentadores sem tanque e com condensação para edifícios residenciais e de escritórios, e com possibilidade de controlo através de uma app, também foi premiado na categoria de Home Appliances. Em 2016, a Bosch já tinha vencido o CES Innovation Award com o produto neoSense, um ecrã tátil com retorno háptico que será produzido em Braga.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *