tecnologia de análise de comportamento de multidões Tecnologia

Tecnologia da NEC prevê o congestionamento e fluxo de multidões em tempo real


A NEC Corporation anunciou o reforço da sua tecnologia de análise de comportamento de multidões (* 1), permitindo estimar e prever com precisão e em tempo real, o grau de congestionamento de uma multidão e o fluxo de pessoas, utilizando sistemas especializados de câmaras de segurança.

Esta tecnologia recém-desenvolvida, que pertence ao inovador portfólio de tecnologias de inteligência artificial “NEC the WISE” (*2), analisa as imagens de câmaras de segurança para criar dados que definem com precisão o grau de congestionamento e o fluxo de pessoas em ambientes (* 3) constituídos por dezenas de milhares de pessoas, incluindo grandes instalações ou recintos de eventos. Além disso, emprega o modelo de multidão proprietário da NEC, para simular o comportamento de pessoas num ambiente superlotado, simulando a forma como as pessoas seguem ou evitam colisões entre si, para otimizar a análise e estimar ou prever com precisão várias situações em tempo real.

“Esta tecnologia previu o grau de congestionamento em áreas de um grande evento desportivo com 10 minutos de antecedência com uma margem de erro de 20%. Isso permite a orientação de multidões em tempo real, ajudando a evitar o congestionamento e a aumentar a segurança”, afirmou Akio Yamada, Diretor Geral, Data Science Research Laboratories, da NEC Corporation.

As principais características desta tecnologia incluem:

1 – Compreensão quantitativa do grau de congestionamento e do fluxo de pessoas, mesmo num ambiente superlotado, através da análise de filmagens de segurança.
Ao combinar tecnologia que permite visualizar as condições de uma multidão a partir de imagens de segurança (o grau de congestionamento e o número estimado de pessoas), com tecnologia para extrair o movimento existente nessas imagens, a NEC desenvolveu uma nova tecnologia para estimar múltiplos elementos do movimento de uma multidão, permitindo um entendimento quantitativo do número de pessoas que se deslocam em cada direção.

Esta tecnologia permite estimar com precisão o grau de congestionamento e a distribuição do fluxo de uma multidão dentro do campo de visão de uma câmara, integrando e analisando os movimentos da multidão. Como resultado, é possível entender o número de pessoas que passam por uma certa área em cada direção, mesmo num ambiente muito superlotado, onde as pessoas aparentemente se sobrepõem umas às outras.

2 – Previsão das condições de uma multidão até dez minutos de antecedência com base em informações sobre o grau de congestionamento e o fluxo de pessoas obtido a partir de vários locais. A NEC desenvolveu um modelo de multidão para estimar e prever o fluxo de pessoas em tempo real, pela incorporação de informação sobre a densidade e o fluxo de uma multidão, para posterior análise.

O modelo de multidão expressa o comportamento das pessoas num ambiente superlotado e exibe os movimentos de cada agente, tais como indivíduos que se movem para evitar colisões e indivíduos que percorrem espaços vazios, com o objetivo de simular com precisão as condições da multidão.

*1: http://www.nec.com/en/press/201311/global_20131107_02.html

*2: http://www.nec.com/en/press/201607/global_20160719_01.html

Estudos NEC sobre Inteligência Artificial

http://www.nec.com/en/global/rd/crl/ai/index.html

*3 Ambiente de multidão: um ambiente em que há mais de duas pessoas por m2 em termos de espaço disponível para caminhar, e quatro pessoas por m2 em termos de espaço disponível para pessoas paradas.

Via comunicado de imprensa


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *