Android Marshmallow Mobile

Como Instalar a app Google PlayStore no seu Android


Muitos Utilizadores dos sistemas Android deparam-se com a necessidade de reinstalar o aplicativo Google PlayStore, quer seja para ter acesso a uma nova app, quer para atualizar uma aplicação presente no seu dispositivo móvel,  ou simplesmente para ter acesso a tudo aquilo que a Google PlayStore oferece. A maioria desses casos provém do simples descuido ao eliminar o Aplicativo do equipamento, ou mesmo de um equipamento adquirido com ROM de sistema alterada e, nestes casos, a falta do Google Play Store limita a utilização do equipamento.

Neste tutorial iremos demonstrar os passos que terão de efetuar para que possam proceder à instalação do .APK.

O que é um .apk?

APK sigla de Android Package, trata-se de uma forma de “zip” para Android, ou seja, é um arquivo compilado que serve para instalar programas no sistema Android. Pode ser um programa proveniente da Google PlayStore, criado por um utilizador, developer ou até mesmo um simples Backup de um programa. Muitos APK’s tratam-se de vírus criados por utilizador mal intencionados, portanto confira sempre a fonte de onde provem o APK e se possível descarregue-o da Google PlayStore de forma a mesma ser legitima.

  • 1º Passo

Aceda às definições do seu equipamento Android

1

 

  • 2º Passo

Selecione Segurança, esta opção pode estar em diferentes locais das definições consoante a versão android do seu equipamento

instalar apk

  • 3º Passo

Em Segurança selecione a opção Fontes desconhecidas e ative essa opção de forma a permitir aceder e instalar ficheiros .apk

instalar apk

  • 4º Passo

Descarregue o ficheiro .APK do aplicativo Google PlayStore diretamente no seu equipamento ou, através de um computador e posteriormente coloque-o na pasta transferência existente na raiz da memoria do seu equipamento Android. Nota: tente adquirir o ficheiro de fonte fidedigna pois alguns sites além de conterem o ficheiro que necessitamos trazem acoplados código malicioso que poderá infetar o nosso dispositivo. Descarregue o .APK Google Pastore diretamente da loja Google ou através de sites fidedignos para esse efeito.

  • 5º Passso

No menu do seu sistema Android selecione a App “Gestor de Ficheiros”

instalar apk

  • 6º Passo

Uma vez no “Gestor de Ficheiros” asseda à pasta “Transferências”/”Download” de modo a visualizar o ficheiro .APK pretendido

instalar apk

  • 7º Passo

Selecione o ficheiro .APK que pretende instalar siga os passos conforme a imagem e no final surgirá uma mensagem a informar que o ficheiro foi instalado com sucesso.

instalar apk

Desta forma fácil e simples, o utilizador, poderá resolver com sucesso a falta do aplicativo Google PlayStore ou, até mesmo instalar alguma Aplicação que não consiga instalar através da loja da Google e solucionar este entrave que muitas vezes surge e não sabemos como soluciona-lo.

Outra das formas de voltar a instalar o aplicativo Google PlayStore no seu telemóvel Android é através do Reset ao equipamento, ou seja, colocar o equipamento com os parâmetros de fábrica como se da primeira utilização se trata-se, para isso basta apenas seguir o tutorial, já apresentado, Como repor o sistema Android de forma fácil e simples.

Para concluir, uma vez que estamos em plena época natalícia, propícia ao convívio familiar e respectivas trocas de presentes o TecheNet sugere-lhe alguns smartphones Android para colocar no sapatinho:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *