android_logo1 Tutoriais

Como repor o sistema Android de forma fácil e simples


Já todos nos deparamos com situações em que o nosso equipamento Android  fica extremamente lento e até trava sem razão aparente, ou seja torna-se uma verdadeira dor de cabeça. Normalmente este tipo de problema está relacionado com o próprio sistema operativo / operacional, não tendo nada a ver com uma avaria de hardware. A solução é simples e nós proprios podemos resolver o problema, sem termos que recorrer aos serviços de alguma empresa de reparação .

Neste tutorial vamos dar a conhecer uma forma de contornar problemas simples que o seu Android apresente, como por exemplo, a lentidão geral no sistema, como eliminar o aglomerado de aplicações que o tornam obsoleto, uma vez que muitas delas apenas estão a consumir recursos do equipamento. Outro problema comum é impossibilidade de reinstalar a aplicação Google Play Strore, após a termos eliminado acidentalmente. Além disso, quando pretendemos doar/vender o equipamento é fundamental não incluir nessa transação os nossos dados pessoais, de forma a garantirmos a nossa privacidade.
Em qualquer uma destas situações uma simples reposição do sistema para o estado de fábrica, que elimina todos os nossos dados, é essencial, simples e eficaz.

Como executar esta tarefa, de forma fácil e simples?

  • Passo 1

Efetue o backup de todos os dados, uma vez que repor os dados de fábrica irá fazer com que perca toda a informação contida na memória do seu equipamento (contactos, imagens, vídeos, mensagens....), e remova todos os cartões SIM e SD de modo a não apagar por engano os dados contidos nos mesmos.

  • Passo 2

Selecione "definições"
1

  • Passo 3

Dentro das definições selecione "Contas"
3

Selecione a/as contas GMAIL e remova as mesmas, este passo irá prevenir que no caso de não saber os dados da conta GMAIL que se encontra em uso no equipamento, na nova inicialização do mesmo, após o reset, não ficar bloqueado aquando lhe seja pedido para inserir a conta GMAIL e respetiva password anteriormente usada para iniciar o equipamento.

  • Passo 4

Ainda em definições selecione a opção "cópia de segurança e reposição"
5

  • Passo 5

Selecione "Reposição dos dados de fábrica"
6

  • Passo 6

Selecione "Repor dispositivo" / "Apagar Tudo"
7

  • Passo 7

Espere até o equipamento reiniciar, aparecer o "Boneco Android" e posteriormente o menu de início de configuração, configure o mesmo e estará pronto a funcionar. Resta então colocar de novo os dados previamente salvaguardados e as aplicações por nós mais usadas, ou então deixar o mesmo como se fosse um novo equipamento começando tudo do zero.

Como verificaram todo o processo é simples e, como já tínhamos referido permite solucionar a maioria dos problemas relacionados com o sistema Android deixando o equipamento a zero para uma nova utilização de raíz ou no caso de uma venda segura para um novo utilizador


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *