Usuários do Evernote podem acessar e ler notas dos usuários Notícias

Funcionários do Evernote poderão acessar as notas dos utilizadores


O Evernote, um dos principais serviços de anotações, anunciou importantes mudanças em sua Política de Privacidade que causou grande descontentamento em seus usuários. De acordo com o anúncio, uma pequena parcela de funcionários do Evernote poderão acessar dados de usuários (utilizadores) salvos nas notas como parte do esforço da companhia para melhorar o seu serviço.

As polémicas mudanças serão implementadas a partir de 23 de janeiro de 2017, mas já preocupam usuários que não desejam que seus dados sejam acessados e lidos. O Evernote informou, no entanto, que apenas um grupo seleto de funcionários que trabalham em determinados projetos poderão acessar conteúdos não-criptografados dos seus usuários com o objetivo de garantir que as tecnologias de aprendizagem de máquina da empresa funcionem corretamente.

Como somente os conteúdos não-criptografados serão acessados, o usuário que não desejar que algum dos seus conteúdos seja lido pode simplesmente criptografá-lo utilizando a própria plataforma do Evernote. Mas, se o desejo é manter a privacidade de todo o seu conteúdo, então o usuário terá duas opções para esse bloqueio, porém um pouco menos apreciadas.

Uma das opções é desativar a opção “Permitir que o Evernote use meus dados para melhorar minha experiência” nas configurações do serviço. No entanto, tal atitude não impedirá que os funcionários do Evernote acessem os seus dados em determinadas situações, tais como para verificar se os Termos de Serviços foram violados ou, ainda, para manter e melhorar o serviço.

Outra opção para proteger seus dados pessoais seria exportá-los e encerrar sua conta no Evernote. Essa certamente é uma escolha drástica, porém a mais eficiente. “Nós odiaríamos vê-lo ir embora, especialmente quando continuamos a ter tantos novos desenvolvimentos interessantes para compartilhar com você”, disse a companhia em seu anúncio.

O fato é que, a privacidade dos dados é algo extremamente importante e apreciado pelos usuários. Essa novidade, além de polêmica, poderá ser um grande tiro no pé, já que muitos usuários não concordam com a leitura de seus dados e alguns já até ameaçaram sair do serviço caso as mudanças sejam realmente aplicadas. Vamos acompanhar como o Evernote irá se posicionar após as recentes críticas, principalmente de seus usuários.

Via Evernote

Vale lembrar que o Evernote é um serviço de anotações que permite criar lembretes e listas de tarefas. As notas captutadas ou criadas ficam instantaneamente disponíveis em todos os dispositivos. Com o Natal a chegar o TecheNet sugere alguns smartphones, em promoção, que permitem instalar a aplicação Evernote:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *