Malware afeta mais de um milhão de contas do Google Segurança, Sem categoria

Malware infecta mais de um milhão de contas do Google


A Check Point, empresa que atua na área de segurança para internet, divulgou nesta última quarta-feira (30) a ação de um novo malware que já infectou mais de um milhão de contas do Google. Batizado de Goolian, o vírus continua se espalhando e está infectando mais de 13 mil dispositivos Android por dia.

De acordo com a companhia, o malware se disfarça de um aplicativo legítimo e, após ser instalado em smartphone ou tablet através da Play Store, rouba credenciais de autenticação para obter dados do Google Play, Gmail, Google Drive, Google Photos, Google Docs e vários outras aplicações. A boa notícia é que o Google informou que já removeu os aplicativos maliciosos da sua loja de aplicações.

O Goolian consegue ainda alcançar o acesso à toda árvore de diretórios Linux dentro do Sistema Android permitindo, assim, a instalação de adware para gerar receitas, além de instalar e avaliar aplicativos na Play Store.

O Gooligan afeta potencialmente dispositivos equipados com o Android 4 (Jelly Bean, KitKat) e 5 (Lollipop). A estimativa é de que mais de 74% dos smartphones e tablets no mercado estão rodando essas versões do sistema operacional do Google e, para saber se você é um dos infectados, basta digitar seu endereço de e-mail na ferramenta on-line de verificação desenvolvida pela própria Check Point.

Esta parece ser a maior violação de contas do Google até o momento. A Check Point instrui àqueles que foram infectados que façam uma instalação limpa do sistema operacional e alterem as suas senhas de conta do Google imediatamente após este processo.

Via Check Point


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *