NEC conclui terceira prova de conceito de redes de transporte SDN sem fios com a Open Networking Foundation Notícias, Press Release

NEC conclui 3ª prova de conceito de redes de transporte SDN sem fios com a ONF


A NEC Corporation anunciou a conclusão da terceira prova de conceito de redes SDN de transporte sem fios com múltiplos fornecedores, em conjunto com o Open Transport Working Group da Open Networking Foundation (ONF). A PoC ocorreu no passado mês de outubro, organizada pela AT&T no “Winlab” da Rutgers University em New Jersey, EUA, por um período de cinco dias. Na PoC participaram um total de 13 empresas, incluindo a NEC.

O objetivo da PoC foi o de elaborar sobre os resultados da primeira e segunda PoCs, estendendo a padronização de um modelo de informação comum para ambientes de transporte sem fios habilitados com SDN, utilizando rádios em bandas de micro-ondas e ondas milimétricas, simplificando as operações, a gestão e o controlo dos elementos de rede, e facilitando a integração de soluções distintas de múltiplos fornecedores sob uma estrutura de controlo comum e única. Um controlador padrão baseado em OpenDaylight (ODL) foi utilizado nesta PoC.

A terceira PoC demonstrou as capacidades de toda a extensão do modelo de informação de micro-ondas desenvolvido pelo ONF para o controlo de elementos de rede sem fios de múltiplos fornecedores, através de interfaces de gestão aberta. A terceira PoC consistiu em casos de uso melhorados da segunda PoC e na introdução de três novos casos de uso. Os casos de uso melhorados foram usados para demonstrar uma visão de rede mais rica e dinâmica e a configuração, monitorização e deteção de discrepâncias de configuração, bem como a manipulação de eventos. Os novos casos de uso demonstraram funcionalidades e capacidades adicionais do controlador SDN para demonstrar novos mecanismos de automação de rede e de gestão de espectro. Os seguintes casos de uso avançado da segunda PoC foram demonstrados:

  • Deteção e configuração de novos dispositivos de micro-ondas
  • Configuração semiautomática de dispositivos de microondas de acordo com dados de referência
  • Receção, exibição e armazenamento de informações de alarme

Além disso, os seguintes novos casos de uso foram realizados com sucesso:

  • Automação de testes -> teste NetConf automático do modelo
  • Gestão de espectro
  • Automação em circuito fechado (incluindo gestão de desempenho)

Para esta PoC, a NEC forneceu o seu último sistema Avançado Ultracompacto de comunicações iPASOLINK EX All Outdoor Radio para comunicações em banda de onda milimétrica, com uma capacidade de ligação de 10 Gbps equipado com uma interface NETCONF com funcionalidade de mediador integrado. A PoC demonstrou com êxito que o iPASOLINK EX Avançado completou com sucesso todos os casos de teste de elementos de rede sem fios num ambiente aberto com um controlador baseado em OpenDayLight, relativos a configuração, gestão, automação de testes e automação em circuito fechado.

“Ao participar nesta terceira PoC, a NEC demonstrou, uma vez mais, o seu compromisso em promover o desenvolvimento e soluções inovadoras de backhaul móvel e de transporte sem fios com funcionalidades SDN, para satisfazer os requisitos das redes e serviços emergentes 5G”, afirmou Hideyuki Muto, Deputy General Manager, Mobile Wireless Solution Division, da NEC Corporation.“A NEC participou nesta terceira PoC com o seu mais recente sistema Avançado iPASOLINK EX, com capacidade de ligação a 10 Gbps e capacidade de processamento suficiente para incorporar as funcionalidades SDN, demonstrando a sua disponibilidade para o SDN e permitindo-lhe operar sem a necessidade de uma unidade de mediação externa ou separada. Além disso, a potência de computação disponível no iPASOLINK EX Avançado, permite-lhe executar funções adicionais de computação móvel, como a considerada no 5G MEC, tornando-o a solução futura ideal para as redes de operador.”


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *