Como recuperar drivers do sistema após uma atualização desastrosa

Como recuperar drivers do sistema após uma atualização desastrosa

As atualizações dos drivers são fundamentais para manter a segurança e o bom funcionamento do PC. A instalação das novas versões dos drivers costumam corrigir erros das versões anteriores, maximizar a compatibilidade com o sistema e otimizar o funcionamento dos dispositivos de hardware. No entanto, algumas atualizações provocam falhas de funcionamento e necessitam de ser ser revertidas pelos utilizadores. Nestes casos, é comum sentir-se frustrado frente aos problemas que se apresentam e a necessidade de levar a cabo um procedimento que pode ser longo e difícil segundo o nível de conhecimentos técnicos de cada utilizador.

Voltar a utilizar a versão anterior dos drivers atualizados, processo conhecido como reversão de drivers, é a solução mais é simples. No entanto, a execução dessa ação pode ser complicada quando múltiplos drivers foram atualizados. O utilizador pode usar as ferramentas nativas do Windows ou optar por um programa especializado na gestão de drivers como DriverMax, que permite realizar facilmente esse  procedimento. Confira, abaixo, as opções para realizar esse processo:

Como recuperar drivers do sistema após uma atualização desastrosa

Restaurar de um ponto de restauração do sistema

Mais que somente uma restauração dos drivers, trata-se de uma restauração de todos os ajustes do sistema. Com somente dois cliques, DriverMax realiza uma restauração completa na qual o dispositivo volta a ter as configurações que tinha no momento que salvou a última cópia de segurança do sistema.

Os backups são criados automaticamente de forma predefinida nas versões mais recentes do Windows ao instalar um novo app, driver ou atualização do sistema, mas também podem ser criados manualmente. O DriverMax também cria backups automaticamente quando um driver é atualizado.

A restauração não afeta arquivos pessoais, somente os programas e aplicativos, drivers e atualizações do sistema posteriores ao ponto de restauração.

Restaurar de um backup criado anteriormente

Existem muitos programas que oferecem a opção de criar um backup dos drivers. Em alguns deles, é necessário procurar o arquivo de backup. No entanto, no DriverMax basta selecionar a opção e na mesma interface aparecerá uma lista de backups que foram salvos de forma manual ou automática. A seguir, o usuário somente precisa selecionar o backup desejado e clicar em “Carregar”.

Restaurar usando uma reversão de driver

No caso de um único driver, e que o usuário saiba qual, basta acessar suas propriedades e clicar em “Reverter ao driver anterior…”. Portanto, não é necessário nenhum programa adicional. No entanto, frequentemente há mais de um driver que precisa ser revertido. Neste caso, o DriverMax também busca automaticamente os drivers passíveis de ser revertidos e lista todos para que o processo possa ser executado em um só clique.

Restaurar utilizando um driver baixado anteriormente

Esta opção somente se aplica aos usuários que baixaram novos drivers com um gerenciador de drivers como o DriverMax. O programa armazena todos os downloads anteriores, o que também permite voltar para uma versão baixada previamente.

Os usuários que queiram baixar o software para o gerenciamento de controladores podem fazê-lo gratuitamente no site oficial do DriverMax. O software é completamente compatível com todas as versões do Windows, seja de 32 ou 64 bits, e conta com uma versão grátis sem limite de tempo com algumas prestações limitadas com relação a versão PRO.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *