Android O Mobile

Android O: Chegou a primeira versão “Developer Preview”


Ainda não se sabe qual será o nome oficial da próxima versão do Android – talvez Oreo? No entanto, a Google já disponibilizou oficialmente a sua primeira versão “Developer Preview” do próximo Android O. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, esta versão do Android O é exclusiva (literalmente!) para developers e não estando incluída no programa beta da Google, não irá conseguir ter acesso à página de download caso não seja um developer certificado.

Tal como seria de esperar de  uma primeira versão da “Developer Preview”, ainda existe muito trabalho a ser realizado em termos de funcionalidades, performance e a própria estabilidade do firmware, mas o Android O já se encontra em fase de funcionamento. Ao longo dos próximos meses irão ser lançadas várias novas versões desta “Developer Preview” até que se transforme na sua versão final, preparada para ser apresentada ao público em geral com o aproximar do final do ano.

Canais de notificações no Android O

Nesta nova versão do Android irá ser possível agrupar e organizar de forma muito mais detalhada e simples o tipo de notificações apresentadas no seu dispositivo e também personalizar a forma como pode interagir com cada tipo de notificação. Pode também criar grupos onde os vários tipos de notificação serão agregadas e definir o grau de importância de cada grupo, mantendo assim a sua barra de notificações organizada de forma a que as notificações para importantes sejam sempre apresentadas no topo da lista.

Canais de notificações no Android O

Limitação de funcionalidades em plano de fundo

Esta é uma nova implementação que apesar de não ser directamente perceptível durante a utilização do seu Android, certamente que irá ter um grande impacto no tempo de vida da sua bateria. A nova funcionalidade irá controlar de forma mais eficiente os recursos que cada aplicação poderá continuar a utilizar quando não se encontra activa, tal como actualizações de localização ou interacções com outras aplicações. Com estas novas alterações a Google estará a dar mais um passo na direcção de tornar o seu firmware Android mais eficiente em termos de autonomia das baterias dos dispositivos.

Picture in Picture

Esta é uma funcionalidade que a Apple já disponibilizou nos seus dispositivos e que também estava já de certa forma disponível no Android Nougat (embora de uma forma quase restrita à Android TV). A funcionalidade “Picture in Picture” permite minimizar o tamanho de um vídeo que está a ser reproduzido para uma pequena janela flutuante que se mantém no plano frontal enquanto pode continuar a utilizar o seu dispositivo, tendo sempre acesso visual ao vídeo que estava a reproduzir. Esta funcionalidade, ao ser aplicada de forma não restrita, passa a oferecer aos utilizadores Android uma muito melhor ferramenta multi-task do que utilizar a anterior funcionalidade multi-window.

Ícones adaptativos

Já há algum tempo que a Google tem tentado cada vez mais melhorar a imagem do Android, tornando-o mais homogéneo e visualmente atractivo. Com a introdução de ícones adaptativos os developers irão ter à sua disposição ferramentas que irão permitir adaptar os ícones das suas aplicações ao vários tipos de temas utilizados pelos utilizadores, mantendo assim um aspecto visual coerente e homogéneo.

 

Estas são apenas algumas novidades que irão chegar juntamente como  novo Android O, mas certamente que muitas mais irão surgir até ao lançamento da sua versão final que deverá acontecer durante o 3º trimestre deste ano.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *