Bixby Samsung Mobile

Bixby: O novo diamante do Samsung Galaxy S8


Juntamente com todas as novidades de software trazidas pela Samsung no Galaxy S8 e Galaxy S8+ veio incluída a Bixby, um verdadeiro diamante bruto no mundo das assistentes virtuais para dispositivos móveis. A nova assistente virtual da Samsung surge como um gigante melhoramento o antigo S Voice, e com mais que suficientes “armas” ao seu dispor para fazer frente à Siri, Cortana e Google Assitant.

Segundo a fabricante, um dos pontos únicos da Bixby é o facto de poder ser utilizada tanto com comandos de voz, texto ou imagens através da câmara fotográfica.

Para activar a Bixby não irá utilizar qualquer tipo de comando de voz, como acontece com o já famoso “OK Google”, mas sim pressionar o pequeno botão dedicado à assistente virtual localizado na lateral esquerda dos novos Galaxy S8 e S8+. A Samsung afirmou que a constante utilização destes comandos de voz eram uma acção extra desnecessária e a sua eliminação irá poupar não só tempo ao utilizador, como também bateria do dispositivo.

Tal como seria de esperar, a Bixby é capaz de realizar as tarefas mais simples que todos os assistentes virtuais já nos habituaram, tal como perguntar informações meteorológicas, realizar chamadas, abrir aplicações, definir alarmes, criar eventos no calendário ou alterar o seu wallpaper sem ter de realizar múltiplos cliques, utilizando apenas um comando de voz.

Mas o que torna a Bixby especial é a forma como a Samsung integrou a sua assistente virtual com as suas aplicações. No total à data de lançamento, a Bixby irá estar integrada em 10 aplicações Samsung, incluindo a aplicação de telefone, contactos, câmara, Bixby Vision, meteorologia, galeria e definições do telefone. A Samsung revelou que outras aplicações serão ainda adicionadas à lista em data futura, e que têm planos para conceder acesso à Bixby para que developers de outras empresas possam trabalhar na sua integração para as suas aplicações.

Uma das funcionalidades mais interessantes é mesmo a Bixby Vision (semelhante ao Google Goggles), que funciona de forma rápida e eficaz. Na sua essência, apenas vais precisar de apontar a câmara do Galaxy S8 ou Galaxy S8+ para o que pretendes pesquisar (monumentos, lojas, produtos, pessoas, etc.) e a Bixby quase num piscar de olhos irá apresentar as mais variadas informações sobre o que está a visualizar.

Por exemplo, ao apontar para um marco geográfico a Bixby poderá apresentar informações históricas ou de locais de interesse localizados nas redondezas. No caso de por exemplo estiver a captar imagens da sua câmara fotográfica DSLR irá ser capaz de lhe apresentar resultados de compras onde identifica não só o corpo da DSLR, mas também a sua objectiva de forma separada. Ao utilizar a Bixby Vision para “analisar” uma garrafa de vinho, poderá obter resultados informativos sobre aquela colheita específica e também sugestões de comidas que irão complementar o vinho específico que tens à tua frente.

Mas a Bixby Vision não fica limitada pela utilização em tempo real da câmara, podendo também ser utilizada em fotografias ou imagens armazenadas no dispositivo. Pode ainda utilizar esta funcionalidade no browser da Samsung, pressionando de forma prolongada a imagem na página da internet que pretende receber informações adicionais e seleccionar “Bixby Search”.

Numa outra face, a Bixby apresenta-se não só como uma assistente virtual para utilizar num restrito leque de situações, estando sempre presente no smartphone um pouco da mesma forma que o Google Now se apresentava. Ao clicar no botão da Bixby, ou deslizar o dedo para a direita no ecrã principal, irá ser apresentada uma página constituída por cartões informativos das mais variadas aplicações. Estas informações poderão estar relacionadas com aplicações nativas da Samsung, mas não se limita às mesmas.

Apesar de a Bixby vir incluída em todos os Galaxy S8 e S8+ que serão vendidos, nesta primeira fase apenas irá reconhecer comandos de voz em coreano ou inglês (US), tendo sido confirmado pela Samsung que até ao final do ano serão adicionadas muitos mais idiomas de forma faseada.

Não esquecendo que este é o “novo bebé” da Samsung, claro que apresenta alguns bugs, mas todas as funcionalidades e performance demonstradas no dia da apresentação, certamente que terá o que é necessário para fazer frente às restantes assistentes virtuais da Google e Apple.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *