Samsung DeX Mobile

Samsung DeX: Transforma o Galaxy S8 numa estação de trabalho portátil


Juntamente com a apresentação oficial do Samsung Galaxy S8 e 8+, a fabricante apresentou também um novo acessório – Samsung DeX – que promete oferecer possibilidades de utilização do seu topo de gama nunca antes alcançadas.

O novo Samsung DeX tem como alvo principal utilizadores empresariais que têm como grande prioridade a mobilidade e produtividade, oferecendo a possibilidade de criar uma confortável e eficiente estação de trabalho “em qualquer lado”. Através da ligação do Samsung DeX a um ecrã e respectiva conexão de rato e teclado, ao encaixares o Samsung Galaxy S8 na DeX vais ter à tua disposição uma área de trabalho baseada em Android que se apresenta de forma muito semelhante à do ambiente de trabalho de um computador de secretária.

Samsung DeX

Desta forma, irás conseguir aceder facilmente a aplicações, editar documentos, navegar na internet, visualizar vídeos, responder a mensagens e muitas mais funcionalidades directamente a partir do smartphone, mas num ecrã de maiores dimensões e tendo à disposição ferramentas muito mais práticas e eficientes.

O Samsung DeX apresenta o culminar de muitas horas de trabalho, com uma interface Android totalmente talhada para ser utilizada em conjunto com teclado e rato, oferecendo várias janelas redimensionáveis, menus e uma versão de um motor de pesquisa. Outro factor importante na qualidade e eficiência da produtividade oferecida pelo DeX provém das parcerias entre a Samsung, Microsoft e Adobe. Com estas parcerias, a Samsung conseguiu garantir que o DeX fosse 100% compatível com as várias aplicações Microsoft Office e também aplicações móveis da Adobe (Acrobat Reader e Lightroom Mobile).

Para dar inicio a toda a “transformação” apenas terás de inserir o Samsung Galaxy S8 na estação DeX, que irá depois conectar-se ao monitor através de um cabo HDMI, e ao set-up de rato e teclado através de bluetooth, USB ou RF.

Samsung DeX

“O smartphone tornou-se no parceiro essencial dos profissionais que se encontram sempre em movimento nos dias de hoje, e quando faz uma apresentação ou edita um documento remotamente, pode fazê-lo com maior eficiência usando apenas o smartphone. Desenvolvemos o Samsung DeX a pensar no profissional com maior necessidade de mobilidade, facultando-lhes uma experiência de desktop ou ambiente de trabalho conveniente e flexível”, disse Injong Rhee – Director Técnico de Comunicações Móveis Empresariais na Samsung Electronics.

Com os poucos minutos que tivemos para experimentar e explorar este novo Samsung DeX, ficou claro que se trata de um “gadget” que tira o máximo proveito da grande capacidade de processamento do novo topo de gama da Samsung que a geral experiência de utilização é surpreendentemente agradável. Toda a interface apresenta-se suave e extremamente responsiva, sendo possível criar documentos Word, apresentações PowerPoint, emails, navegar na internet ou ter vídeos do YouTube a serem reproduzidos numa janela flutuante. Toda a experiência de utilização faz de certo lembrar a que se obtém utilizando um computador, quase fazendo esquecer que estamos a utilizar directamente um smartphone.

No momento da apresentação apenas foi confirmado pela Samsung que o Samsung DeX irá ficar disponível em conjunto com o Galaxy S8, mas preços oficiais não foram revelados. No entanto, rumores indicam que este novo “gadget” da Samsung deverá rondar os 149 euros.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *