Internet das Coisas: Dispositivos Conectados à IoT devem Triplicar até 2020 Tecnologia

Internet das Coisas: Dispositivos Conectados à IoT devem Triplicar até 2020


A Internet das Coisas, que já é uma realidade nos dias de hoje, é uma nova revolução tecnológica que permite a conexão de objetos cotidianos entre si e à internet.

Esta nova tecnologia, Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT), permite que os diversos objectos comuniquem entre si e engloba praticamente todo o tipo de equipamentos utilizados no dia a dia das pessoas, empresas e organizações.

O avanço tecnológico, desde há muito tempo, tem vindo a alterar (e facilitar) os hábitos e a forma como as pessoas comunicam, trabalham e até se divertem. Graças à Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT) – que, entre outras coisas, conecta aparelhos como eletrodomésticos, meios de transporte ou até mesmo roupas à web – as ações mais simples do dia a dia tem evoluído e são cada vez mais fáceis de executar.

Na realidade, o objetivo da IoT é tornar as ações diárias e a vida mais fáceis, através da utilização de dispositivos que se comunicam entre si sem a intervenção humana. Dentre as vantagens, está a possibilidade de controlar a pressão arterial e o ritmo cardíaco de uma pessoa por um smartwatch ou mesmo ajudar a evitar o furto de um carro, com uma câmara que realiza reconhecimento facial no interior do veículo. Segundo a Cisco, “a IoT conecta objetos à Internet, gerando dados e informações aos quais nunca tivemos acesso antes”

Vale lembrar que hoje já existem cerca de 12 bilhões (12 mil milhões) de dispositivos conectados à Internet no mundo todo e esse número deve triplicar até 2020. Entretanto, a alta conectividade e volume de dados que circulam pela rede contribuem para o crescimento de ameaças digitais, já que a exposição on-line também é maior.

Com o intuito de informar e ajudar as pessoas, a empresa de segurança  Bitdefender criou um interessante infográfico com informações sobre a IoT e que, ao mesmo tempo, alerta para os perigos da “Internet das Coisas”, cada vez mais presente no nosso quotidiano.

Número Dispositivos Conectados à Internet das Coisas deve Triplicar até 2020

Sobre a Bitdefender

Com soluções premiadas e eficientes contra diversos tipos de vírus e malwares, a Bitdefender é líder mundial no segmento de proteção digital. Pioneira, atua desde 2001 desenvolvendo tecnologias de cibersegurança gratuitas e pagas que asseguram a atividade digital de cerca de 500 milhões de usuários domésticos e corporativos em todo o planeta.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *