Como recuperar fotos, vídeos, músicas e ficheiros perdidos do Hard Drive Software

Como recuperar fotos, vídeos, músicas e ficheiros perdidos do Hard Drive


Nos dias de hoje, mesmo com a grande popularidade do armazenamento na cloud, continuamos a manter nos discos do nosso computador uma grande variedade de ficheiros importantes, sejam eles pessoais ou relacionados com o trabalho. Certamente que já aconteceu a qualquer um de nós eliminar um ficheiro por engano e pensar que este estará perdido para sempre, isso não é verdade.

Com um software de recuperação de ficheiros, como o Data Recovery da Wondershare, vais conseguir recuperar aquele ficheiro que apagaste por engano ou recuperar ficheiros perdidos por outras razões, tal como formatação de disco rígido, falha de funcionamento do disco ou ataque de malware.

O Wondershare Data Recovery encontra-se entre os melhores softwares profissionais de recuperação de ficheiros, tanto de computadores como de discos externos ou drives USB (através da opção flash drive data recovery) , de uma forma prática e intuitiva.

Quando comparado com outros softwares deste tipo, o Wondershare Data Recovery apresenta-se de forma bastante amigável para o utilizador, colocando à tua frente as 4 opções disponíveis para a recuperação de ficheiros:

  • Recuperação de ficheiros perdidos
  • Recuperação de partições
  • Recuperação de ficheiros RAW
  • Resumo de recuperação

Recuperação de ficheiros perdidos

Esta será a opção que irás utilizar mais frequentemente, uma vez que te permite seleccionar um disco ou pasta específica para recuperar ficheiros perdidos. A poderosa solução hard drive data recovery é capaz de recuperar ficheiros que tenham sido sido eliminados devido á formatação do disco rígido, apagados e limpos da reciclagem, apagados com o atalho “Alt+Delete” e etc. O processo de pesquisa dos ficheiros pode revelar-se longo, dependendo sempre das dimensões da pasta/disco que pretendes procurar pelos teus ficheiros.

Uma vez terminada a pesquisa irá ser-te apresentada uma tabela onde são apresentados todos os ficheiros encontrados e até podes mesmo fazer pré-visualização dos ficheiros, esta que é uma das melhores funcionalidades únicas deste software.

Recuperação de Partições

Esta opção deve ser utilizada quando estás a ter problemas com as partições do computador, englobando NTFS, FAT 16, FAT 32 e exFAT. Com a utilização desta funcionalidade vais conseguir restaurar partições que foram apagadas, danificadas, formatadas ou perdidas.

Recuperação de ficheiros RAW

Normalmente esta é a opção que se deve escolher sempre que a “Recuperação de ficheiros perdidos” não alcança os resultados pretendidos. Este método leva mais tempo a ser realizado e utiliza tipos de partições diferentes, sendo também uma boa opção sempre que a perca de ficheiros seja causada por ataques de trojans/vírus ou danos nos próprios discos.

Resumo de recuperação

Para esta opção, a melhor forma de explicar será através de um exemplo. Imagina que acabas-te de realizar um scan para a recuperação de ficheiros RAW num disco de vários terabytes que demorou várias horas, e o resultado apresentou vários GB de ficheiros recuperáveis. Nesta situação não irás precisar de restaurar todos os ficheiros que pretendes de uma vez só, podendo guardar os resultados da pesquisa e utilizar esta opção mais tarde para reaver todos os resultados em apenas alguns segundos.

Processo simplificado

Para além do menu standard onde são apresentadas as 4 opções mencionadas anteriormente, o Wondershare Recovery Wizard tem ainda a opção do modo Wizard que te oferece uma experiência ainda mais simples e rápida de iniciar a pesquisa pelos teus ficheiros perdidos.

Com este processo irás iniciar a pesquisa em apenas dois passos. No primeiro terás de indicar qual o tipo de ficheiro que procuras (fotografia, mp3, vídeo, documento office ou email), e depois apenas escolher onde queres realizar a pesquisa (pasta específica, armazenamento externo, reciclagem, etc.) e depois o processo irá começar de imediato.

O software Wondershare Data Recovery está disponível para sistemas Windows e MAC.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *