Dia das Mães: Grandes descontos são usados como isca pelos cibercriminosos Segurança

Dia das Mães: Grandes descontos são usados como isca pelos cibercriminosos


Com o aproximar do Dia das Mães, os cibercriminosos estão enviando mensagens de e-mail marketing falsas, em que anunciam promoções com grandes descontos, que podem chegar a 80% do valor real. O intuito dos criminosos cibernéticos é enganar o consumidor, induzindo-o a visitar uma página falsa ou a executar uma ação (como um simples clique no link) que permitirá a instalação de códigos maliciosos (vírus e outros malwares) no computador ou dispositivo móvel.  O principal objetivo dos criminosos é o de roubar os dados bancários e de cartões de crédito.

As burlas pela internet continuam a aumentar, tendo principal incidência nas épocas festivas, e, segundo um estudo da Kaspersky Lab, esta tendência se estende a nível mundial.

Eduardo Lopes Freire, diretor da Nodes Tecnologia, que distribui no Brasil as soluções antivírus da Avira no Brasil, afirma que este tipo de promoção falsa é comum nas datas em que o comércio registra o maior volume de vendas: o Dia das Mães é a principal delas. “As mensagens começaram a aparecer na segunda semana de abril e deverão se intensificar até a chegada do Dia das Mães. A orientação é que o usuário não acredite neste tipo de desconto muito alto e faça nova pesquisa nos serviços de comparação de preços conhecidos ou diretamente na loja online de sua preferência. Nunca, mas nunca mesmo, ele deve abrir ou clicar nas ofertas divulgadas por estas mensagens. O risco de contaminar o seu computador ou dispositivo móvel é muito alto”, afirma o executivo.

Dia das Mães promoção falsa

O especialista também orienta a manter atualizados o sistema operacional e todos os programas e aplicativos instaladas no PC e aparelho móvel, incluindo o software antivírus: “Esta é uma tarefa fácil e que eleva o nível de proteção contra os ataques dos criminosos cibernéticos”, enfatiza Lopes Freire.

Mais informações sobre as soluções antivírus da Avira no Brasil: http://www.nodes.com.br


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *