Notícias

Sistema da Eaton facilita montagem de arrancadores de motores


O novo sistema de alimentação e arranque de motores da Eaton (MSFS – Motor Starter Feeder System) fornece aos fabricantes de máquinas e sistemas um método rápido, fácil, versátil e económico para a montagem de arrancadores motor para aplicações multi-motor. Este sistema versátil inclui placas traseiras com barramentos trifásicos integrados até 125 A, complementados com blocos de terminais de alimentação e placas adaptadoras para disjuntores de proteção de motores, combinações de arrancadores de motores e arrancadores suaves. Outros componentes, como módulos de medição, também podem ser facilmente integrados.

Para maior comodidade e economia de tempo, as placas traseiras MSFS podem ser cortadas diretamente em calhas DIN ou instaladas numa platina metálica. Em ambos os casos, uma vez instalados, as placas traseiras estão imediatamente prontas para receber placas adaptadoras e blocos de terminais de alimentação. As placas traseiras estão disponíveis para acomodar até quatro ou oito placas adaptadoras. Oferecem-se placas adaptadoras padrão, às quais os utilizadores podem adicionar componentes como disjuntores de proteção PKZ e PKE, bem como placas adaptadoras especiais para montagens maiores, como arrancadores reversíveis.

Os blocos de terminais de alimentação para o sistema MSFS podem ser posicionados em qualquer lugar na placa traseira e usar a tecnologia snap-lock para a conexão da cablagem sem ferramentas. As conexões de alimentação podem ser feitas na parte superior ou inferior dos blocos de terminais. Os blocos de terminais podem ser de 80 A, mas para correntes mais altas também podem chegar até ao máximo de 125 A do sistema MSFS. Dois blocos de terminais podem ser utilizados para alimentar uma única placa traseira.

A segurança melhorada é um benefício chave do sistema MSFS, que fornece distribuição de energia em concordância com IEC 61439 e UL 508. O sistema oferece proteção IP20 contra contacto acidental com peças sob tensão, o que significa que os componentes podem ser substituídos sem necessidade de desligar o fornecimento de energia elétrica, quando permitido pelos regulamentos locais.

O sistema de alimentação MSFS estabelece uma ponte entre a utilização de simples ligações comuns para alimentar os arrancadores de motores, que é barata, mas fornece apenas benefícios limitados, e sistemas como a gama EATON SASY, que fornece uma ampla funcionalidade e suporta cargas de até 630 A, mas nem sempre é rentável para aplicações menores.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *