Relatório anual da Vision Solutions traça os desafios e oportunidades para os profissionais das TI Notícias, Press Release

Relatório anual da Vision Solutions traça os desafios e oportunidades para os profissionais das TI


A CESCE SI divulgou as conclusões que a Vision Solutions, um dos principais fornecedores de soluções de modernização das TI e seu parceiro em Portugal, publicou no seu relatório State of Resilience de 2017, obtidas através de estudos ao nível global por profissionais das TI, relativos a aspetos essenciais das infraestruturas das respetivas organizações. Falhas de energia importantes, o crescimento explosivo dos dados e as novas tecnologias estão entre os desafios e oportunidades nas TI analisados no relatório, entre outras das principais conclusões:

  • Planeamento e treino da recuperação de desastres deve ser uma prioridade;
  • Os resultados de uma migração são imprevisíveis;
  • A informação empresarial é uma mina de ouro: garantir a sua exatidão é um desafio;
  • As vantagens da cloud são claras: mas ainda existem incertezas.

O relatório analisa cada categoria e revela algumas tendências alarmantes:

  • 84% dos profissionais não tinham um plano de recuperação, ou estavam menos de 100% confiantes de que o seu plano de recuperação era completo, testado, e capaz de cumprir os objetivos de tempo de recuperação e do ponto de recuperação;
  • A incidência de falhas em migrações subiu de 36% em 2014 para 44% em 2015 e 51% em 2016 – um aumento de 42%
  • 70% dos profissionais das TI com bases de dados múltiplas tinham dados redundantes armazenados nelas, mas um quarto deles não tinham processos de sincronização dos dados
  • Os profissionais das TI não têm um consenso sobre quem é responsável por proteger os dados e aplicações numa cloud pública; 43% pensam que são os fornecedores do sistema de cloud, enquanto que 39% pensam que a responsabilidade é dos departamentos de TI internos.

“Importantes falhas de energia recentes ilustram a forma como vulnerabilidades relevantes nas TI podem afetar as empresas rapidamente. Assegurar as operações diariamente, evitar disrupções, limitações orçamentais, e grandes aumentos de contratações, tudo isto representa desafios e os departamentos de TI têm de fazer um planeamento para três a cinco anos”, disse Edward Vesely, EVP e CMO da Vision Solutions. “O relatório State of Resilience ajuda os profissionais das TI a terem uma referência e a prepararem-se para enfrentarem os seus próprios desafios e oportunidades”.

“Este relatório é bastante importante, uma vez que destaca tendências, oportunidades e desafios, tanto para as TI como para os líderes das empresas, dado que se baseia em conclusões obtidas em inquéritos reais. Nós, na CESCE SI, temos a mesma noção que estas preocupações são cada vez mais emergentes e recorrentes ao nível das TI, nos dias que correm”, afirmou Pedro Vieira, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da CESCE SI.

O relatório completo pode ser descarregado em: http://www.visionsolutions.com/2017SOR

Metodologia

No total, responderam a este estudo global: 1.598 profissionais das TI. As sondagens foram feitas online, utilizando ferramentas de inquérito baseadas na Web, entre junho e agosto de 2016.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *