Novos ciberataques pedem segurança reforçada contra vírus Segurança

Novos ciberataques pedem segurança reforçada contra vírus


Os ciberataques voltaram a ser notícia em todo o mundo no mês de maio. Vírus espalhados por hackers “sequestraram” dados de diversos utilizadores e empresas em troca de dinheiro, e muitos órgãos públicos, inclusive no Brasil, tiveram os seus serviços afetados. Organizações brasileiras como Petrobras , INSS, IBGE e o próprio Itamaraty foram atingidos pelo “WannaCry” (nome do vírus) e interromperam suas atividades por conta dos vírus. Ou seja, além do ataque ter sido grandioso, as empresas não estavam preparadas para ele.

ciberataquesMas não são somente as grandes empresas que estão vulneráveis aos ciberataques. Utilizadores comuns também podem ser vítimas de golpes semelhantes ao instalar vírus inadvertidamente em seus computadores pessoais. Os arquivos infectados podem chegar através de diversas fontes: desde um anexo no e-mail até um arquivo baixado por torrent (usuários tem sido alertados para não utilizar o programa UTorrent por conta dos riscos, por exemplo). No caso do “WannaCry”, a contaminação aconteceu por conta de uma falha de segurança no Windows. Por mais que sejamos cuidadosos, os hackers estão cada vez mais ardilosos e o risco é constante.

Por isso, talvez essa seja a hora de investir em um bom antivírus, como o Norton (você pode encontrar Cupom Norton aqui para adquirir o seu com desconto), para a sua máquina. As equipes de desenvolvimento dos softwares de segurança estão sempre atentas às novas ameaças e atualizam os antivírus com frequência para proteger os usuários.

Além do antivírus, você pode tomar uma série de cuidados para não ser a próxima vítima dos ataques virtuais. Confira as dicas:

  • Mantenha os seus softwares atualizados: As novas versões corrigem vulnerabilidades e permitem que você utilize seu computador com mais tranquilidade.
  • Utilize softwares originais: Muitos dos arquivos disponíveis para download na internet contam com alguns vírus de brinde. Para se proteger, vale a pena investir em programas originais.
  • Só clique em links confiáveis: Tome cuidado especialmente ao clicar em links e abrir anexos no seu e-mail. Muitas vezes os hackers enviam e-mails idênticos aos das empresas com que você mantém relacionamento, então todo cuidado é pouco.
  • Faça a manutenção da sua máquina com profissionais confiáveis: Peça referências do técnico que faz a manutenção do seu computador, e se possível acompanhe o desenvolvimento do trabalho. Não permita que o técnico instale programas piratas no seu computador.

Tome cuidado ao se conectar a redes públicas: Ao se conectar a uma rede pública, você permite que outras pessoas, nem sempre com as melhores intenções, tenham acesso ao seu sistema. Por isso, não deixe de especificar o tipo de conexão ao acessar uma rede pública e limitar o acesso de outros usuários.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *