Dia do Amigo: O nosso companheiro de todas as horas Arte e Cultura

Dia do Amigo: O nosso companheiro de todas as horas


Dia 20 de julho, comemora-se o Dia do Amigo. Convenhamos, quem te amigo, tem tudo. Poder desfrutar de uma verdadeira amizade nos fortalece exponencialmente. No cinema, há uma infinidade de filmes sobre amizades.

Confira uma lista de 10 variadas histórias sobre emocionantes amizades e comemore o Dia do Amigo:

10*) “Shrek” (Andrew Adamson & Vicky Jenson / 2001) = Após a inesperada invasão de personagens de contos de fada, no mundo solitário de Shrek, nasce uma impensável amizade entre um ogro e um burro, que se lançarão à longínquas aventuras. No reino da amizade nenhum amigo está “tão, tão distante”.

9*) “Sempre ao seu Lado” (Lasse Hallström / 2009) = Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Nessa lacrimejante história real um cão volta à estação de trem, diariamente, na esperança de reencontrar seu falecido dono. Amizade canina, além túmulo.

8*) “E.T.- O Extraterrestre” (Dir: Steven Spielberg / 1982) = Quem não se encantou com a singela amizade entre duas crianças e um E.T., magistralmente conduzido pela genialidade de Steven Spielberg? Uma amizade interplanetária capaz de conquistar terráqueos e extraterráqueos.

7*) “O Urso” (Dir: Jean-Jacques Annaud / 1988) = Após presenciar a morte de sua mãe – por caçadores -, um pequeno urso órfão, desamparado e sem rumo, forma uma comovente amizade com um solitário urso adulto. Juntos enfrentarão os perigos iminentes do ambiente hostil. Impressionante direção de Jean-Jacques Annaud que consegue captar uma relação de amizade tocante entre os atores do reino animal. Amigo urso.

6*) “Um Sonho de Liberdade” (Dir: Frank Darabont / 1995) = Dois detentos de um presídio de segurança máxima, formam uma amizade do tamanho de suas penas: perpétua. Para aguentar tamanho infortúnio, condenados ao obscurantismo, os personagens de Tim Robbins e Morgam Freeman sonham com a liberdade e, para isso, planejam uma fuga mirabolante. Uma amizade entre grades.

5*) “Cinema Paradiso” (Dir: Giuseppe Tornatore / 1988) = Belíssima e poética homenagem à história do cinema, através da lúdica amizade entre um garotinho e um projecionista do cinema Paradiso, numa pequena cidade italiana em meados do século XX. Amizade fortalecida pela ternura.

4*) “Ensina-me à Viver” (Dir: Hal Ashby / 1971) = Surpreendente amizade entre uma octogenária e um rapaz de 20 anos, iniciada num cemitério. Harold é aficionado em forjar a própria morte enquanto que Maude ensina-lhe à viver intensamente, aprontando todas. Filme tocante. Amizade sem limites de idade.

3*) “Central do Brasil” (Dir: Walter Salles / 1998) = Na central que dá título ao filme, Dora (Fernanda Montenegro), escreve cartas para analfabetos. Por obra do destino, Josué – um órfão de 9 anos – é acolhido por Dora e, juntos, cortam o Brasil, em busca do pai da criança. Mais que uma viagem sobre rodas…uma viagem pela alma dos personagens. Amizade solidificada por laços maternais.

2*) “Tomates Verdes Fritos” (Dir: Jon Avnet / 1992) = Em décadas distintas e distantes, ao longo do século XX, laços de amizade se fortalecem através de 4 personagens femininas, entre elas, uma contadora de histórias e uma encantadora de abelhas. Um dos maiores e mais envolvente/emocionante filme sobre amizade. Amigos também podem ser nossa riqueza maior.

1*) “Thelma & Louise” (Dir: Ridley Scott / 1991) = Duas amigas balzaquianas, resolvem passar um fim de semana nas montanhas, longe dos problemas domésticos. Mas algo dá errado. Entre fugas desesperadas e um pit stop para abastecer seus hormônios, Thelma & Louise roubam, matam, prendem um policial e explodem um caminhão, numa cadência de acontecimentos desastrosos, provando total lealdade entre si. Amigas eternas. O melhor final da história do cinema. Uma ode à liberdade. Ode à amizade.

O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai ,Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Mais informações sobre o Dia do Amigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Amigo

Também deve gostar:

Amor e Paixão: Sentimentos e Hormônios Mesclados em Profusão

O Que Terá Acontecido à Baby Jane? (Estados Unidos / 1962)

O espaço aterrorizante de Alien: a claustrofóbica ameaça de um passageiro


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *