5 Dicas Essenciais para Evitar Fraudes em Compras pela Internet Segurança

5 Dicas Essenciais para Evitar Fraudes em Compras pela Internet


Fazer compras pela internet é uma facilidade que conquistou muita gente. Sem precisar sair de casa ou fazer muito esforço, o consumidor consegue pesquisar diferentes produtos e os melhores preços nas lojas online e, por fim, receber o produto em casa.

Ou seja, o alto fluxo de pessoas comprando e dinheiro circulando de forma virtual, fez com que a internet acabasse se tornando o novo meio utilizado por criminosos que tentam se aproveitar da situação e aplicar golpes em consumidores desatentos.

Por isso, preparamos algumas dicas importantes para evitar fraudes na hora de fazer compras pela internet. Confira!

5 Dicas para compras pela internet seguras

1. Conheça a Loja e a sua Reputação

Dê preferência a lojas maiores e mais conhecidas, que costumam ser mais confiáveis. Além disso, uma boa dica é pesquisar na internet mesmo sobre a avaliação de consumidores sobre a loja. Sites como o Reclame Aqui e o e-Bit são boas referências da opinião pública sobre lojas online.

Verifique também se a loja disponibiliza o CNPJ, endereço físico e canais de contato com o consumidor.

2. Confira a URL

Outra estratégia utilizada pelos golpistas é a criação de sites idênticos e com a URL semelhante à de lojas on-line mais famosas. Por isso, fique sempre atento ao endereço que aparece no navegador antes de preencher qualquer dado pessoal e finalizar a compra.

3. Evite Lojas que não Aceitam Cartão de Crédito

Comprar com o cartão de crédito ainda é uma prática temida por muitas pessoas, apesar de ser uma das formas de pagamento mais segura da atualidade. Com essa modalidade, mesmo após efetuar a compra, o consumidor pode solicitar o cancelamento da transação em caso de algum desacordo.

4. Cuidado com Preços Muito Baixos

Em datas comemorativas é comum que as lojas ofereçam ofertas e descontos. Contudo, desconfie de produtos com o preço muito abaixo do valor de mercado, principalmente se a loja não for conhecida. Essa pode ser uma isca de criminosos que recebem o seu dinheiro e não entregam a mercadoria.

5. Navegue com Segurança

Possuir um antivírus de qualidade é essencial para qualquer pessoa que utiliza a internet, evitando desde ataques de softwares malignos até o reconhecimento de sites perigosos.

A Bitdefender é uma empresa reconhecida mundialmente por oferecer soluções avançadas de cibersegurança, com proteção eficiente e de qualidade para computadores domésticos e corporativos em 150 países.

Conhece alguma outra dica para evitar fraudes em compras on-line? Compartilhe nos comentários!

*Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog TecheNet


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *