Perseidas Chuva de estrelas Ciência

Chuva de meteoros Parseidas vai iluminar noite de Sábado!


Chegou aquela altura do ano! Todos os anos ocorre um fenómeno magnífico, uma chuva de meteoros chamara Perseidas, ou Lágrimas de São Lourenço para o público português. Esta chuva de meteoros chega até nós todos os anos entre os dias 17 de Julho e 27 de Agosto. Mas, o ponto alto será durante a madrugada de Sábado para Domingo já no próximo fim de semana.

Este fim de semana se não tens nada combinado para a noite de Sábado, aproveita para te “juntares” a milhares de pessoas em todo o mundo para observar este acontecimento celestial impressionante. O melhor de tudo é que não precisas de qualquer equipamento. Sendo que é possível ver os meteoros a olho nú.

Facebook: Watch é a nova plataforma rival do YouTube

Constelação Perseus

Mas o que é exactamente a chuva de meteoros Perseidas?

Todos os anos, por esta altura, os céus terrestres iluminam-se com centenas estrelas cadentes. Esta chuva de meteoros acontece de forma tão regular e precisa, pois é quando a Terra atravessa o rasto de detritos do cometa Swift-Tuttle.

Na sua essência, estes meteoros são pequenas partes do cometa, que aquecem e entram em combustão ao entrar na atmosfera da Terra a aproximadamente a 60 quilómetros por hora. O centro desta chuva de meteoros situa-se na constelação Perseu, daí o nome escolhido para este evento celestial – Perseidas.

Quando é mais provável que consiga ver a chuva de meteoros?

Tal como já referi, este é um evento que dura bastante tempo – entre 17 de Julho e 27 de Agosto. No entanto, o pico dá-se depois dá Lua Cheia. Por isso mesmo, este Sábado (dia 12 de Agosto) será uma das noites propícias para o desfrutar da chuva de meteoros.

Este ano, espera-se que a taxa de meteoros visíveis a “cair” ronde os 80 por hora. Infelizmente bastante mais baixa do que no ano passado, onde se registaram entre 150 a 200 estrelas cadentes por hora! No entanto, não deves desanimar, pois o espetáculo não se tornará menos fascinante.

Chuva de Meteoros

Chuva de Meteoros

Quais são as condições ideais para observar a chuva de estrelas?

Este é sem dúvida um fenómeno fascinante, que não necessita de qualquer equipamento para ser observado. Dois dos principais requisitos para conseguires observar a chuva de estrelas são:

  • Afasta-te o máximo possível da luz artificial das cidades. Certamente que se tiveres a oportunidade de te deslocares para uma localização mais isolada, no campo. As probabilidades de uma vista fantástica deste acontecimento são muito mais altas.
  • Céu limpo e noite bem cerrada (escura). Eu sei que é um pouco óbvio destacar que é necessário ter um céu limpo para visualizar a chuva de estrelas. Mas nunca é demais relembrar. Quanto mais escura for a noite, melhor será a probabilidade de avistamento.

Se tiveres a oportunidade de conseguir uma vista privilegiada desta chuva de meteoros anual, lembra-te de deixar os teus olhos adaptarem-se à escuridão da noite durante cerca de 30 minutos. De acordo com Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a melhor altura para observar as “Lágrimas de São Lourenço” será na madrugada do dia 13 de Agosto a partir da 1 hora.


Equipamentos perfeitos na Amazon para capturar este acontecimento celestial!

Amazon Nikon D3300

Câmara Nikon D3300 Digital SLR

  • Sensor CMOS de 24,2 megapixels
  • Compacta e leve
  • Compatível com lente 18-55 mm
  • Ecrã LCD de 3″ polegadas
  • Suporta estabilização de imagem




Amazon Tripé K&F Concept

Tripé em alumínio da K&F Concept

  • Eixo central invertido para fotografia macro
  • Suporte para cargas de até 8kg
  • Construção em alumínio para aumentar a sua resistência e diminuir o seu peso
  • Gancho flexível
  • Dobrável para fácil transporte




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *