Dia dos Pais: Nossos Heróis Insubstituíveis de Todas as Horas Arte e Cultura

Dia dos Pais: Nossos Heróis Insubstituíveis de Todas as Horas


O Dia dos Pais, data comemorativa em que se homenageia a figura paterna, celebra-se, no Brasil, no próximo dia 13 de Agosto. Em Portugal, o Dia dos Pais (ou Dia do pai) é comemorado a 19 de Março, de acordo com a tradição da Igreja Católica, que neste dia celebra São José.

Ao longo de um século, o cinema nos exemplifica com uma variedade infinita de pais para todos os gostos e sentimentos. Para comemorar o Dia dos Pais selecionei  10 filmes inesquecíveis:

10*) “Bancando a Ama-Seca” (Dir: Frank Tashlin / EUA – 1958)

Uma atriz precisa urgente de ajuda para cuidar dos seus trigêmeos recém-nascidos. É quando entra Jerry Lewis, bancando a ama-seca, se desdobrando em mil como babá, vindo a afeiçoar-se por completo pelos bebês e, por conseguinte, vindo a tornar-se pai biológico de quíntuplos. Pai pra toda obra.

9*) “O Campeão” (Dir: Franco Zeffirelli / EUA – 1979)

O ex-boxeador, interpretado por John Voight, ganha a custódia do seu filho pequeno e, após anos sendo mal remunerado, adestrando cavalos, volta aos ringues por intenso incentivo do filho. Uma relação amorosa e estreita entre pai e filho. Um pai lutador em todos os sentidos.

8*) “Kramer X Kramer” (Dir: Robert Benton / EUA – 1979)

Após a separação, um pai se vê obrigado a lidar com as dificuldades do dia a dia para criar seu filho pequeno e ainda lutar por sua guarda nos tribunais. Um pai que se desdobra em mil tarefas, mesmo exausto, não entrega os pontos. Oscar de melhor ator para Dustin Hoffman.

7*) “Procurando Nemo” (Dir: Andrew Stanton & Lee Unkrich / EUA – 2003)

Por ignorar os conselhos do seu pai, Nemo acaba sendo capturado por um mergulhador e vai parar no aquário de um dentista. Seu pai, Marlin – um peixe–palhaço, atravessa o oceano em sua busca. Um pai superprotetor e que não mede esforços pra resgatar seu filhote.

6*) “Uma Lição de Amor” (Dir: Jessie Nelson / EUA – 2002)

O pai interpretado por Sean Penn, é doente mental e tem dificuldades para criar sua filha. Quando esta atinge os 7 anos, ultrapassa seu pai, intelectualmente. Um pai que enfrenta suas próprias limitações para não perder o amor de sua filha. Comovente. Indicação ao Oscar de melhor ator.

5*) “O Impossível” (Dir: Juan Antonio Bayona / EUA, Espanha – 2012)

A incrível história da família de 5 integrantes que se perdeu durante o tsunami na Tailândia. O pai (Ewan McGregor), determinado, parte numa busca incansável para achar sua esposa e seus três filhos pequenos. Um verdadeiro pai-herói.

4*) “Pelle – O Conquistador” (Dir: Bille August / Dinamarca – 1987)

No início do século XIX, pai e filho saem da Suécia, rumo à Dinamarca, em busca de uma vida melhor. Tudo o que encontram é o trabalho escravo numa fazenda repleta de maus tratos. Max Von Sydow interpreta um pai resignado e sem forças de enfrentar seus detratores, mas que ensina ao filho o valor da esperança, incentivando-o a partir sozinho para um novo mundo. Max Von Sydow, indicado ao Oscar de melhor ator.

3*) “Uma Babá Quase Perfeita” (Dir: Chris Columbus / EUA – 1993)

Quando um casal se separa, são os filhos que mais sofrem. Robin William faz um pai que se traveste de mulher para conseguir um emprego de babá para os próprios filhos. Um pai que não perde sua paternidade mesmo usando saias.

2*) “O Garoto” (Dir: Charles Chaplin / EUA – 1921)

Um bebê recém nascido é abandonado pela mãe e salvo pelo personagem de Charles Chaplin. Um pai sem vínculo sanguíneo, mas que transborda amor paterno inquestionável. Faz rir e chorar.

1*) “A Vida É Bela” (Dir: Roberto Benigni / Itália – 1999)

Pai e filho são enviados para um campo de concentração nazista e, com muita imaginação e proteção, o pai – vivido por Roberto Begnini -, convence o pequeno filho de que todos estão participando de uma grande gincana. Um pai-herói capaz de ir pra morte sorrindo. Lirismo à máxima potência. Oscar de melhor ator para Begnini.

Se gostou deste artigo relacionado com o Dia dos Pais, veja estes  artigos referentes a outras datas comemorativas:

Dia do Amigo: O nosso companheiro de todas as horas

Amor e Paixão: Sentimentos e Hormônios Mesclados em Profusão

100 anos de Animação, Parte 1: Um Século de Emoções Infinitas

100 Anos de Animação, Parte 2: Um Mundo Infinito de Emoções

Vale lembrar que a data de comemoração do Dia dos Pais não é universal, em Portugal o dia celebra-se a 19 de Março, no Brasil a data de celebração é o segundo domingo de Agosto, nos Estados Unidos e Inglaterra realiza-se no terceiro domingo de Junho. Se quiser conhecer as datas de comemoração noutros países vale a pena visitar a Wikipédia, a enciclopédia livre.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *