Dicas Simples para Aumentar a Vida Útil da Bateria dos Smartphones Mobile

Dicas Simples para Aumentar a Vida Útil da Bateria dos Smartphones


A pouca duração da bateria dos smartphones é uma situação que incomoda e atrapalha a vida de muitas pessoas. Por isso, aeroportos estão repletos de tomadas espalhadas por todos os cantos e estabelecimentos que oferecem plugues para o carregamento de dispositivos móveis são cada vez mais comuns e fazem sucesso entre os consumidores.

Os motivos que levam ao rápido descarregamento das baterias são diversos. Em primeiro lugar, os smartphones estão cada vez mais potentes e executando um maior número de funções, o que acarreta também em uma superutilização da bateria, que ainda não conseguiu ganhar uma evolução compatível.

Além disso, a forma de carregamento e problemas no celular/telemóvel também pode afetar de forma negativa o tempo de vida da bateria. Contudo, para cada um desses problemas existe uma solução ou, pelo menos, uma forma de amenizar o descarregamento acelerado. Confira algumas dicas úteis para a bateria do seu smartphone durar mais:

Tempo de carregamento da bateria dos smartphones

Tempo de carregamento da bateria dos smartphones

Ao contrário do que acreditam alguns mitos sobre a vida útil das baterias, carregar o celular durante a noite toda não é um problema, já que o aparelho deixa de receber energia quando atinge os 100%.

Outra crença incorreta é a de que a primeira carga do smartphone deve ser longa. Isso é verdade apenas para os aparelhos mais antigos, que possuem bateria de níquel-cádmio.

A recomendação para aumentar a vida útil das baterias de lítio, que compõem a maior parte dos smartphones atuais, é manter a carga entre 40 e 80%. Isso se deve ao fato de o material sofrer desgaste quando chega aos extremos. Então, é importante não esperar até que a bateria esgote totalmente para recarregá-la.

Desligue as funções que não estão sendo utilizadas

Desligue as Funções que Não Estão Sendo Utilizadas

Os smartphones possuem várias funções que acabam utilizando muita energia. Por isso, evite o uso simultâneo e desnecessário dessas funcionalidades. O Wi-fi pode ser desligado se o local não possuir conexões acessíveis – deixe ativado apenas o 3G ou 4G e vice-versa.

O Bluetooth e GPS também consomem demasiada energia e podem ser desligados nos momentos em que não são utilizados. A mesma dica serve para os aplicativos, que funcionam simultaneamente. Acesse o gerenciador e desative aquilo que for desnecessário.

Atualize os Aplicativos para poupar a bateria dos smartphones

Atualize os Aplicativos

As novas atualizações dos aplicativos costumam apresentar melhorias, tais como uma menor utilização da bateria e possíveis falhas de segurança que podem deixar o aparelho vulnerável.

Além disso, um antivírus para celular também ajuda, não apenas na proteção, mas detectando possíveis falhas e aplicativos maliciosos que estejam sendo executados sem permissão, afetando também a duração da bateria do smartphone.

A Bitdefender, por exemplo, é uma empresa reconhecida mundialmente no combate de malwares tanto de computadores como de aparelhos móveis – como o Antivírus Free para Android, que entrega proteção eficiente sem atrapalhar no desempenho do celular.

Conhece outra dica para melhorar o desempenho da bateria do celular? Comente!

Imagens: From the Grapevine, Trackimo, Android Central.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *