Férias seguras com 9 dicas da kaspersky Lab Segurança

Férias seguras com 9 dicas da kaspersky Lab


Passar umas férias seguras é o desejo de todos aqueles que aproveitam o verão para viajar, procurando novos destinos ou para simplesmente gozarem de um merecido descanso.

Se já é difícil resistir aos ataques dos cibercriminosos quando estamos na nossa residência ou local de trabalho, quando viajamos ficamos muito mais expostos e vulneráveis aos ciberataques.

O período de férias deve ser sinónimo de descanso e/ou diversão, nesse sentido a Kaspersky Lab elaborou uma lista com nove dicas simples que, se seguidas, irão ajudar a desfrutar de umas férias seguras.

9 dicas da kaspersky Lab para umas férias seguras

  1. Bloquear os dispositivos com um código de acesso, evitando que alguém possa entrar nos mesmos e roube informação. Uma coisa simples mas que pode fazer toda a diferença.

  2. Proteger-se da perda ou roubo dos dispositivos. A segurança física é o primeiro passo para proteger a informação pessoal e as credenciais financeiras. Não é possível algemar o dispositivo ao pulso mas existem outros métodos que devem ser utilizados. Por exemplo, se a função de GPS for ativada é possível localizar o telefone perdido ou eliminar, de forma remota, os dados nele armazenados. O Kaspersky Internet Security for Android oferece esta que é uma ferramenta tão útil.

  3. Configurar a própria Rede Privada Virtual e utiliza-la nas conexões ao Wi-Fi público. Os hackers costumam utilizar as redes de hotéis ou aeroportos para levar a cabo as suas atividades maliciosas.

  4. Ser muito cauteloso nas conexões às redes de Wi-Fi abertas. É possível que alguns utilizadores tenham criado uma conexão Wi-Fi com um nome semelhante a uma outra rede legítima para conseguir roubar dados. É preciso ter muita atenção às conexões a redes em aeroportos ou cafés.

  5. Na utilização do Wi-Fi público, não se deve entrar em páginas que contenham informação pessoal como Facebook, Twitter, banco online, etc. Se houver a necessidade de aceder a uma web que contenha dados confidenciais, devem ser utilizados os dados do telemóvel.

  6. Não aceder às contas pessoais (por exemplo, a conta bancária online) através de dispositivos públicos (cibercafés, aeroportos, hotéis ou bibliotecas). Estes computadores podem estar instalados com diferentes programas de spyware que monitorizam e registam os toques no teclado, intercetando o tráfego online.

  7. Não deixar o Bluetooth constantemente ativo, para evitar que acedam à informação pessoal.

  8. É possível evitar um susto na fatura telefónica ao alugar um telemóvel 3G/4G no destino de férias.

  9. Proteger todos os dispositivos. Cada vez é guardada mais informação e fotos nos dispositivos móveis e, no entanto, não existe a consciência de os proteger da mesma forma que os PCs. Uma solução para vários dispositivos como o Kaspersky Internet Security Multi-Device pode ajudar.

Leia também estes artigos sobre segurança:

Sete dicas para proteger a rede Wi-Fi doméstica dos cibercriminosos

Metade dos dispositivos móveis estão desprotegidos

Será que as suas palavras-passe são seguras?

Para mais informações sobre as soluções de segurança da Kaspersky Lab visite o site oficial:

Portugal: https://www.kaspersky.pt/

Brasil: https://www.kaspersky.com.br/

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *