Xiaomi lança nova MIUI 9 com grandes surpresas!

Xiaomi MIUI 9

A Xiaomi lançou ontem a nova MIUI 9. Esta é a mais recente interface para Android desenvolvida pela fabricante Chinesa e tem como base o Android Nougat. Algumas semanas depois do seu anuncio oficial, a Xiaomi começou agora a disponibilizar globalmente a versão beta da MIUI 9 para alguns smartphones.

A disponibilização global da versão beta irá ser feita de forma faseada, e os smartphones escolhidos foram o Redmi Note 4, Redmi Note 4X e o Mi 6. Se és um dos sortudos donos de um destes modelos, não deverá levar muito tempo até que consigas explorar todas as novidades da nova MIUI 9.

Motorola Moto X4 aparece em nova imagem com especificações!

Se não quiseres esperar até que o download fique disponível no teu smartphone, podes dirigir-te ao site oficial da interface (MIUI.com) e realizar o download. Apesar de ainda não ter sido disponibilizada, já foi revelada a segunda vaga de smartphones Xiaomi que receberam esta versão beta. São eles o Xiaomi Mi Mix, Mi Note 2, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi Max 2, Redmi 4 e Redmi 4X.

MIUI 9

[amazon box=”B01GS1ODPM” template=”table” title=”Xiaomi Mi Band 2″ image_size=”small”]

Esta nova versão da interface da fabricante Chinesa promete trazer um considerável aumento na velocidade no que respeita à abertura de aplicações, novas animações e ícones, suporte para multi-janela e muito mais.

Já há algum tempo que a interface MIUI se tornou bastante popular entre os utilizadores de smartphones Android. Mas certamente que a expansão da Xiaomi para mercados globais ajudou também bastante a ganhar mais popularidade. Mesmo em smartphones que não são fabricados pela Xiaomi, muitos utilizadores acabam por recorrer a ROMs personalizadas com a MIUI.

Aqui fica a lista de novidades trazidas pela versão 7.8.10 da MIUI 9:

  • Optimizações profundas do sistema
  • Novos ícones
  • Novas animações para abertura e encerramento de aplicações
  • Maior simplicidade na edição do ecrã principal
  • Suporte para multi-janela
  • Melhorias no modo de silêncio activado pelo botão de volume
  • Melhoria na facilidade de leitura do ecrã inicial da aplicação de mensagens
  • Pesquisa de aplicações nas definições de dual-app

Mais uma vez relembro que podes realizar já o download da mais recente versão da MIUI 9 directamente a partir do site oficial. No entanto, a menos que tenhas já a anterior versão beta, terás de fazer a instalação manualmente. Através do processo de flash e através do desbloqueio do bootloader. Certamente que este não será o processo mais simples do mundo para o utilizador vulgar. Tendo isso em consideração, a Xiaomi disponibilizou também instruções detalhadas em como realizar todo o processo.


Produtos Xiaomi que não vais querer perder na Amazon!

[amazon box=”B017IN3R6K” template=”table” title=”Coluna Bluetooth Square Box da Xioami”]

[amazon box=”B019FBWOSA” template=”table” title=”Headphones híbridos da Xiaomi”]

[amazon box=”B00WNGZL44″ template=”table” title=”Balança inteligente da Xiaomi”]

Artigo anteriorPróximo artigo
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

3 Comentários

  1. Meu MI6 consta como ‘travado’ (locked) no site da Miui (‘http://en.miui.com/a-234.html’) e, portanto, tenho que fazer o ‘fastboot method’. Ocorre que este metodo implica em ocorrer mudancas onde alteracoes podem danificar o dispositivo, ficar vulneravel a ataques, onde alguns recursos nao estarao disponiveis e serao alterados. Como assim? Tudo o que falei esta descrito no site e ‘http://www.miui.com/unlock/apply.php’.
    Quer dizer que para instalar a MIUI 9 tenho que deixar meu celular vulneravel e correndo riscos?
    Alguem pode informar se passou por este processo?
    Por favor, respostas tecnicas serao bem vindas.

    1. De forma geral, qualquer acção que possas fazer para alterar a estrutura interna de um smartphone apresenta riscos. Sejam eles de “hard brick” (incapacitação permanente), “soft brick” (incapacitação recuperável), ou outros problemas tal como a possível vulnerabilidade. Tudo depende do nível de conhecimento do utilizador e o tipo de método aplicado.

      Em cada smartphone as implicações podem variar, por isso o que podemos aconselhar é tentar pesquisar o máximo que poder para o caso do Mi 6 em específico e também procurar por utilizadores que tenham a mesma situação em forums da Xiaomi. Certamente que irás encontrar vários utilizadores com a mesma questão/problema.

      Mas deves sempre manter consciência de que estes processos, por muito simples que possam ser por vezes, acarretam sempre riscos.

      Abraço,
      Vitor Urbano

      1. Obrigado Vitor. Fiz varias pesquisas e o que me espanta é sempre encontrar utilizadores que se dizem ‘satisfeitos’ com a MIUI 9 mas que se aquietam quanto a minha questão. Impressionante como não existe nada a respeito em fórums, blogs e por aí vai. Estou começando a duvidar destes ‘utilizadores’! E vamos continuar buscando informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *