Sony anuncia 3 novas câmaras de vídeo 4K HDR Imagem & som, Press Release

Sony anuncia 3 novas câmaras de vídeo 4K HDR


A Sony anunciou, no passado dia 15 de setembro, três novas câmaras de vídeo 4K HDR (3840 x 2160 px): a XDCAM PXW-Z90, a NXCAM HXR-NX80 e a Handycam FDR-AX700. Equipadas com o revolucionário sistema de AF híbrida rápida, todas as três câmaras de vídeo combinam uma função de focagem automática (AF) rápida e fiável, adaptada para gravação com um sensor de imagem CMOS Exmor RS empilhado tipo 1.0, proporcionando uma nitidez de imagem impressionante, juntamente com uma grande variedade de versáteis funções de captação. Todas as novas câmaras de vídeo suportam instantaneamente um fluxo de trabalho HDR (High Dynamic Range), permitindo aos utilizadores produzir conteúdos HDR de magnífica qualidade com um mínimo de pós-produção, de forma a adaptar-se a múltiplos cenários e aplicações de criação de conteúdos.

O sistema de AF híbrida rápida assegura uma focagem precisa e de seguimento durante a captação, fornecida por 273 pontos AF de deteção de fases, que cobrem aproximadamente 84% da área de captação, por um posicionamento de alta densidade dos pontos de focagem automática e por um recém-desenvolvido algoritmo AF. Isto reduz o incómodo de focar, especialmente quando é necessária uma focagem precisa, para gravar filmes 4K[1]. No modo de gravação de filmes, a aparência dos fotogramas AF de deteção de fases indica a área focada e permite facilmente aos utilizadores monitorizar um objeto que esteja focado. As novas câmaras de vídeo têm um visor eletrónico OLED de alta resolução (OLED tipo 0,39, 2 359 000 pontos) e operação avançada através de ecrã tátil, num grande visor LCD tipo 3,5 (1 555 000 pontos), para permitir aos utilizadores uma mudança rápida de focagem de um objeto para outro, enquanto a velocidade AF, a gama de profundidade de seguimento e a sensibilidade de mudança de objeto podem ser configuradas consoante o necessário para diferentes objetos e estilos de conteúdo.

As novas câmaras de vídeo suportam 4K HDR ao gravar com HLG (Hybrid Log-Gamma), oferecendo um fluxo de trabalho em HDR instantâneo. Isto permite aos utilizadores reduzir o trabalho de pós-produção e produzir conteúdos HDR de alta qualidade sem comprometer essa qualidade, o que normalmente requer grandes competências técnicas e conhecimentos especializados. Também dispõem das seguintes características tecnológicas essenciais, para apoiar uma gravação versátil, incluindo:

  • Leitura total de píxeis 4K sem binning, utilizando um motor de processamento de imagem BIONZ X™ melhorado
  • Gravação em câmara superlenta[2]até 960 fps[3], líder da indústria nesta categoria de câmaras de vídeo, e gravação Slow & Quick Motion[4] Full HD até 120 fps[5]
  • Capacidades S-Log3/S-Gamut3 para permitir aos utilizadores criar e trabalhar com as imagens que desejam.
  • Lente grande angular ZEISS® Vario-Sonnar T* de 29 mm[6] (35EQ) com zoom ótico 12x e zoom Clear Image 18x[7]
  • Menos distorção de imagem (fenómeno de rolamento do obturador), em comparação com modelos convencionais enquanto grava objetos em movimento

Também oferece benefícios de eficiência no fluxo de trabalho, como gravação proxy, gravação sequencial e gravação de segurança simultânea, graças às novas ranhuras duplas para cartões de memória e capacidades operacionais multicâmaras suportadas por TC (Time Code)/UB (User Bit). As três novas câmaras de vídeo também têm terminais REMOTE, Multi-Interface Shoe™, e HDMI tipo A para garantir uma operabilidade melhorada.

“Acreditamos firmemente na capacidade dos clientes para contar histórias fantásticas, quer sejam jornalistas no terreno a apresentar uma notícia de última hora ou freelancers a trabalhar sob a pressão dos prazos apertados para uma sessão de gravação empresarial de um dia” explicou James Leach, Gestor de Produto Europeu, da Sony Professional Solutions Europe. “As nossas novas câmaras de vídeo fazem exatamente isso. Ao minimizar os esforços necessários para focar um objeto enquadrado e simplificando o fluxo de trabalho na pós-produção, estamos a ajudar os utilizadores a concentrarem-se naquilo que fazem melhor: contar histórias.”

Vale lembrar que, recentemente, a Sony conquistou 3 prémios Tipa 2017, como reconhecimento pela inovação e o desempenho da empresa na indústria da imagem digital.

Além das principais características de série acima referidas, a XDCAM® PXW-Z90 e a NXCAM® HXR-NX80 também têm uma entrada áudio XLR dupla, uma pega amovível e acesso à Content Browser Mobile – uma aplicação de apoio para smartphone, para permitir a monitorização Wi-Fi®, o controlo remoto da câmara e a sincronização sem fios Time Code[8] entre várias câmaras.

A PXW-Z90 também inclui várias características para se adequar aos requisitos específicos de transmissão, incluindo o formato de gravação XAVC®, que fornece imagens de alta qualidade de 4:2:2 10 bit (HD) e 4:2:0 8 bit (QFHD) para além da transmissão convencional em formato MPEG2HD9, conectividade 3G SDI para compatibilidade com equipamento de transmissão já existente e funcionalidades de rede para apoiar as reportagens noticiosas, tais como compatibilidade com o XDCAM® air, o serviço Sony sujeito a subscrição ENG baseado na nuvem.

A NXCAM® HXR-NX80 e a Handycam® FDR-AX700 adotam o XAVC S®[9], um formato alargado do XAVC para utilização do consumidor, que pode filmar vídeos em alta definição 4K2.

A XDCAM® PXW-Z90 e a NXCAM® HXR-NX80 estarão disponíveis em dezembro e a Handycam® FDR-AX700 estará disponível em outubro.

Para mais informações, visite http://pro.sony.eu

[1] 3840 x 2160 píxeis

[2] Gravação 4K indisponível. O som não pode ser gravado. É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de classe 10 ou superior.

[3] 960 fps em NTSC, 1000 fps em PAL

[4] O som não pode ser gravado. É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC UHS-I (U3)

[5] 120 fps em NTSC, 100 fps em PAL

[6] Equivalente a 35 mm

[7] 18x(4K), 24x(HD)

[8] Licenças opcionais necessárias

[9] É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de classe 10 ou superior para gravar filmes no formato XAVC S. É necessário um cartão SDHC/SDXC UHS-I (U3) para 100 Mbps

*Via comunicado de imprensa


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *