Proteção do Smartphone: 3 Motivos para instalar um Antivírus no Celular Mobile, Segurança

Proteção do Smartphone: 3 Motivos para instalar um Antivírus no Celular


A cada dia é mais comum encontrar pessoas que fazem tudo pelo celular (telemóvel): desde mandar mensagens através de apps até ao controle das contas bancárias. A facilidade de ter o mundo na palma da mão é fascinante e extremamente útil, possibilitando a resolução de inúmeras questões sem precisar, sequer, sair do lugar.

O computador, que até poucos anos era essencial, vem se tornando dispensável em muitos casos e as suas funções estão gradualmente sendo transferidas para os smartphones. Mas, toda essa modernidade, além de simplificar a vida dos utilizadores, também faz com que criminosos mudem o foco de suas ações, criando malwares para atacar os celulares (telemóveis), que estão repletos de informações pessoais.

Mulher mexendo no celular

Tendo em vista todo esse novo cenário, as empresas de antivírus trabalharam para criar programas de proteção eficientes para os smartphones. Além disso, os antivírus ainda contam com funções para facilitar ainda mais a vida de quem usa esses aparelhos.

Então, se você ainda pensa que possuir um software de proteção no smartphone é desnecessário, confira 3 motivos que vão te fazer mudar de ideia!

1. Proteção Contra Ameaças Virtuais

Mesmo tomando as precauções recomendadas, ninguém está 100% seguro contra as ameaças da internet. O antivírus para celular (telemóvel) verifica os aplicativos baixados e os sites durante a navegação, avisando o usuário caso haja algo suspeito.

Dessa forma, é possível evitar que malwares invadam as informações pessoais cadastradas no equipamento ou que interfiram no funcionamento do dispositivo. A maioria dos softwares de proteção também oferece um “escaneamento” do dispositivo sempre que requisitado, encontrando as ameaças e eliminando-as.

2. Melhorar o Desempenho do Smartphone

Um dos benefícios extras que os antivírus para celular (telemóvel) têm proporcionado é o gerenciamento dos aplicativos e dados móveis, melhorando o desempenho do aparelho, principalmente no quesito bateria.

Alguns deles também oferecem a opção de “poupar energia”, desabilitando alguns recursos do smartphone quando a bateria está baixa, fazendo com que dure mais tempo.

3. Maior Proteção em Casos de Furto

Tela inicial do celular

Outra função muito útil que alguns antivírus oferecem é o antifurto. Entre as atribuições dele está a localização do aparelho por meio do Google Maps, uma função que maximiza o volume do toque mesmo que o celular esteja no silencioso e, principalmente, o bloqueio e eliminação de todas as informações disponíveis no dispositivo, protegendo a privacidade do usuário.

Como Instalar o Antivírus no Celular

Uma das precauções necessárias para manter a segurança do aparelho é sempre acessar as lojas oficiais para comprar e baixar os aplicativos, como a App Store (Apple) e a Play Store (Google).

Na loja oficial da Google é possível encontrar várias opções de antivírus para Android grátis. Antes de fazer o download, procure informações sobre cada uma das alternativas para saber qual delas melhor se encaixa no uso do seu aparelho.

Conhece outro benefício importante para baixar um antivírus no smartphone? Compartilhe nos comentários!


2 comentários em Proteção do Smartphone: 3 Motivos para instalar um Antivírus no Celular

    • Olá Nilo,
      É um prazer ver-te por aqui.
      Na minha opinião, o antivírus da Bitdefender é um dos melhores, de tal maneira que é aquele que utilizo. Além de ser eficaz, exige poucos recursos do equipamento e ainda é grátis. Encontras o link para download no fim do artigo.

      Obrigado pela tua visita!

      Um forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *