6 Dicas valiosas para Proteger a sua Webcam e a sua privacidade

Mulher usando webcam

Fotos, vídeos, áudio, tudo isso pode ser facilmente capturado através da sua webcam. E, o que acontece quando todas essas informações são descobertas por cibercriminosos? A sua privacidade é invadida e você pode-se tornar uma vítima das ameaças virtuais.

Pensando nisso, separamos 6 dicas valiosas para você proteger a sua webcam.

Dessa maneira, você evita que sua imagem seja exposta na internet, além de proteger sua casa e seus familiares. Já que hackers podem invadir a sua máquina e controlar a sua câmara. Confira!

1. Desconecte a Webcam

Mulher usando webcam

Se você utiliza um computador cuja câmara fica separada do monitor, remova o cabo que a conecta à máquina sempre que não estiver usando. Dessa maneira, o dispositivo fica seguro enquanto você não utiliza o equipamento.

2. Cubra sua Webcam

Esse é um dos truques mais utilizados pelos utilizadores, em que você cobre a webcam com uma fita isolante ou com um adesivo. Isso evita que ela seja acessada/acedida remotamente ou que suas informações vazem na internet.

Mas, para garantir uma maior privacidade, também é importante cobrir o microfone do seu notebook. Assim, você não corre o risco de ter as suas conversas escutadas por estranhos.

3. Evite o acesso a Sites Suspeitos

Pessoa fazendo compras em site

Uma dica indispensável para quem procura manter a sua webcam segura é evitar o acesso a sites perigosos.

Páginas com conteúdos adultos, de pirataria ou sites de compra desconhecidos costumam reservar armadilhas perigosas para os usuários. Então, é preciso ter um cuidado redobrado sempre que acessar esses conteúdos.

4. Desative a Webcam

Outra medida para manter a segurança de sua webcam é desligar o dispositivo através do sistema operativo/operacional. Para fazer isso, basta desativar o seu suporte de driver.

Geralmente essa opção se encontra no Gestor/Gerenciador de Dispositivos, você só precisa encontrar o item “Dispositivos de Imagem” e desativá-lo.

5. Cuidado com o acesso noutros Computadores

Mulher usando computador no trabalho

Caso você tenha o costume de utilizar computadores que não sejam de uso pessoal ou que sejam partilhados com outras pessoas, certifique- se se a  câmara do aparelho está coberta.

Apesar de não estarem em sua casa, esses aparelhos podem capturar a sua imagem e os áudios ao redor.

6. Instale um Antivírus Eficiente

Computador protegido

Além de todas essas estratégias para se proteger, a dica mais importante é a de instalar um antivírus eficiente na sua máquina. O Internet Security, uma solução da Bitdefender, é uma excelente opção para manter seu computador e sua webcam seguros.

Graças ao recurso Proteção da Webcam, a sua câmara é monitorizada constantemente, evitando que aplicativos maliciosos obtenham acesso ao seu dispositivo, conservando suas informações e, claro, a sua privacidade.

Gostou das dicas de como proteger a sua webcam? Compartilhe com seus amigos!

Imagens: theverge.com, Pleno.News, suttontrust.com, iamWire.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *