Aplicativos de Relacionamento e o Roubo de Dados

Aplicativos de Relacionamento e o Roubo de Dados

Os aplicativos (aplicações) para smartphones e computadores vieram para facilitar as nossas vidas. A cada dia surgem novos programas para auxiliar na organização da rotina, finanças, aprender uma nova língua e até para incentivar a prática de exercícios físicos. No entanto, entre os campeões de acessos e número de utilizadores estão os aplicativos de relacionamento.

Aplicativos de Relacionamento e o Roubo de Dados

A procura por ferramentas que ajudem a encontrar um parceiro para a vida afectiva não é de hoje, o desenvolvimento de apps para smartphones, tablets e computadores tornou essa tarefa mais fácil, rápida e acessível. Aplicações/aplicativos com o Tinder, Happn, Badoo, AdoteUmCara e muitas outras fazem parte das ferramentas utilizadas diariamente por milhares de pessoas.

Aplicativo de relacionamento Happn

No entanto, quando se trata do mundo virtual é imprescindível redobrar os cuidados com a segurança. O sucesso dos aplicativos de relacionamento atrai homens e mulheres que apenas procuram um(a) parceiro(a), mas também atrai pessoas mal intencionadas, que utilizam a ferramenta para roubar informações pessoais e bancárias dos utilizadores desprevenidos.

Um dos primeiros passos para se proteger dos riscos que a internet pode apresentar é pesquisar sobre o aplicativo de relacionamento antes de o instalar. Frequentemente negligenciada, essa etapa pode livrar o utilizador de instalar um software maligno no seu dispositivo e evitar problemas futuros. Além disso, é importante adquirir os programas somente através de lojas oficiais e confiáveis.

A verificação das permissões das aplicações no momento da instalação é um dos passos relevantes a seguir e que deve, obrigatoriamente, ser levado em consideração. Sem tempo ou paciência para ler todos os requisitos, a maioria dos utilizadores passam por essa etapa sem prestar atenção, permitindo que programas maliciosos se instalem e obtenham acesso a informações confidenciais.

Uma dica é observar se a permissão que o software solicita é compatível com as funções que ele promete executar, caso encontre algo suspeito evite instalá-lo.

Existe ainda a possibilidade da aplicação/aplicativo, mesmo funcionando corretamente, possuir falhas de segurança. Nesse caso, um oportuno cibercriminoso pode aproveitar essa brecha para ter acesso ao aparelho e obter informações sigilosas. Pode, por exemplo, descobrir os dados de localização do utilizador, capturar o som e até invadir a câmara do smartphone sem que ninguém perceba.

Tela de segurança smartphone

Por isso, contar com a ajuda de um software de proteção confiável é uma das melhores formas de utilizar a internet de forma tranquila. No entanto, para escolher um antivírus adequado e eficiente é preciso verificar se é compatível com seu dispositivo.

O antivírus para Android da Bitdefender é um bom exemplo de uma solução de proteção eficaz para smartphones – o principal meio de acesso aos aplicativos de relacionamento – já que é bem específico e oferece segurança necessária para aparelhos com este sistema operativo/operacional.

Gostou das dicas de proteção para utilizar aplicativos de relacionamento sem medo? Compartilhe o post com seus amigos!

Imagens: Mtv, Blog da BemMaisSeguro, Android Central.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *