Smartphones Ecrã Diamante Mobile

Smartphones com ecrã de diamante? Talvez em 2019!


Apesar da grande evolução no segmento dos ecrãs para smartphones, continuam sem qualquer dúvida a ser um dos componentes mais frágeis e expostos a “acidentes”. Ao que tudo indica, 2019 poderá vir a ser o ano em que iremos assistir a uma nova revolução, com ecrãs feitos a partir de diamantes.

— OnePlus X2 poderá chegar com ecrã de 5,5 polegadas e Snapdragon 835 —

Este novo tipo de vidro é chamado Mirage Diamond Glass e é fabricado pela Akhan Semiconductors, uma empresa especializada no desenvolvimento e fabrico de dispositivos e materiais a partir de “nano cristais”. De acordo com Adam Khan, CEO da empresa, este novo vidro irá ser mais forte e resistente do que qualquer outro tipo de vidro alguma vez criado. O Mirage Diamond Glass é feito utilizando diamantes criados em laboratório e poderá ser utilizado em conjunto com tecnologias já utilizadas, tal como os vidros Corning Gorilla Glass.

Tal como o seu próprio nome indica, o material base para este novo vidro é o diamante, que para além de ser extremamente caro é também reconhecido como o mais resistente material natural. Apesar dos preços exorbitantes que vêm à mente quando se fala em diamantes, o seu nível de durabilidade e resistência faz com que fosse uma das opções óbvias para o desenvolvimento dos ecrãs da próxima geração.

No entanto, existem alguns entraves que irão fazer com que este novo material demore ainda bastante tempo até que possa ser utilizado nos smartphones que utilizamos todos os dias. De momento estão a ser conduzidos inúmeros testes, que incluem a análise da sua capacidade de condutibilidade para garantir que toda a utilização do ecrã não sofre qualquer atraso ou problemas em reconhecimento do toque. Outro desafio que a Akhan Semiconductors se deparou é a necessidade de reduzir drasticamente a reflexão de luz neste vidro, de forma a que os utilizadores não precisem de utilizar constantemente os seus smartphones com o brilho no nível máximo. Por fim, como seria óbvio, os testes de resistência a ser realizados neste vidro terão de ser extremamente desenvolvidos de forma a que a sua resistência seja inegável.

Smartphones Ecrã Diamante

Não nos podemos esquecer que o material base a ser utilizado é diamante, mesmo a ser criado em laboratórios o seu preço é extremamente elevado. Por isso mesmo, quando este novo material estiver pronto a ser utilizado em grande escala, certamente que iremos apenas vê-lo presente em smartphones topo de gama, pelo menos durante os primeiros tempos.

De acordo com Adam Khan, o Mirage Diamond Glass está já a ser testado por várias fabricantes, apesar de não ter especificado qualquer nome. O CEO da Akhan Semiconductors disse ainda que numa fase inicial a empresa irá fazer negócio apenas com uma fabricante de smartphones e com uma fabricante de protectores de ecrã. Apenas numa segunda fase irá começar a ponderar acordos com múltiplas fabricantes.

fonte: CNET
via: Phone Arena



Outros artigos que vais gostar:

Samsung vai introduzir dupla câmara em smartphones de entrada

Criptomoedas: Bancos no Reino Unido banem compras com cartão de crédito

Asus Zenfone 5 vai ter dupla câmara na vertical e ecrã 18:9!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *