IAPMEI colabora com a CIONET em iniciativa sobre Blockchain

CIONET leva Machine Learning em debate na Abreu Advogados

A CIONET e o IAPMEI acabam de celebrar um protocolo de colaboração no âmbito da Aliança de Stakeholdres de Blockchain. Esta é uma iniciativa lançada pela comunidade de profissionais das TI que visa criar uma rede de partilha de conhecimento que envolva instituições públicas, empresas e ensino superior.

Arranca já este mês o programa de sensibilização e informação sobre a tecnologia Blockchain, designado de Aliança de Stakeholders de Blockchain, devido à sua finalidade de criar sinergias entre os diversos players envolvidos com o tema. A partir de agora e até novembro vão decorrer um conjunto de atividades em torno desta tecnologia. Entre as ações previstas destaca-se um portal com Sandboxes, onde os participantes da Aliança – estudantes, startups, etc. – poderão desenvolver soluções e conceitos com base em Blockchain.

Em paralelo, será lançado um roadshow que chegará a alunos do ensino superior e a associações empresariais a nível nacional. Alunos, start-ups e empresas serão também convidados a responder com soluções baseadas em Blockchain a desafios lançados pelos players envolvidos na Aliança. O programa culminará numa conferência final que envolverá profissionais na área de Blockchain. Esta tecnologia consiste num banco de informação que funciona como um livro de registos, inviolável e extremamente eficiente, registando dados e eventos significativos, tais como transações monetárias.

No âmbito do acordo celebrado está prevista a realização de sessões informativas em parceria entre as duas entidades. Os destinatários destas ações são as associações empresariais, junto das quais se pretende promover a competitividade e a inovação das pequenas e médias empresas portuguesas através da utilização do Blockchain.

Os parceiros e público-alvo a nível nacional desta ação são as instituições de ensino, associações de empresas, entidades governamentais, empresas e parceiros tecnológicos. A finalidade é dotar o sistema económico nacional de conhecimento para que exista uma preparação alargada para a revolução tecnológica que advirá das mudanças provocadas pelo Blockchain.

Esta iniciativa estende-se também além-fronteiras, sendo que a nível internacional, os parceiros e público-alvo são as empresas que estão a desenvolver soluções em Blockchain, consórcios, associações e instituições ligadas ao trabalho desenvolvido nesta área, investidores, especialistas e parceiros tecnológicos.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET, sublinha que “o principal objetivo desta parceria com o IAPMEI é potencializar o desenvolvimento do tecido empresarial, assumindo a prioridade de fazer destacar Portugal como um país na liderança da revolução tecnológica e económica, despertada pela adoção de soluções baseadas em Blockchain, desenvolvendo assim o potencial de crescimento das empresas portuguesas”.

Artigo anteriorPróximo artigo
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.