Aerotermia é o futuro das soluções térmicas

Aerotermia é o futuro das soluções térmicas

A Aerotermia é uma energia renovável que está na ordem do dia. São cada vez mais as pessoas que optam por soluções que usem esta tecnologia que, além de ser respeitosa para com o meio ambiente, representa poupanças energéticas consideráveis para quem pretende usar equipamentos de aquecimento. A Atlantic, empresa que aposta fortemente nesta tecnologia, explicou-nos, numa entrevista com Jordi Clotet, Product Manager Energias Renováveis da Atlantic Ibérica, as mais-valias da aerotermia e falou-nos também do que podemos esperar da empresa nesta área.

 

– A Atlantic está a fazer uma forte aposta em aerotermia. Pode explicar-nos as vantagens desta tecnologia e a razão de ser tão importante para a empresa? 

Na hora de decidir por uma solução térmica, descobrimos que as economias proporcionadas pela aerotermia são um argumento muito bom, mas não o único. A sua facilidade e rapidez de instalação, ausência de emissões, segurança para toda a família, respeito para com o meio-ambiente, quase sem necessidade de manutenção e uso fácil e intuitivo são outros argumentos que fazem da aerotermia a principal escolha do presente e do futuro.

Uma casa limpa de fumo – Ao ter o módulo hidráulico ligado a uma unidade aerotérmica que esteja no exterior da casa faz com que não necessite de ter conduta de evacuação de gases de combustão, eliminando assim o impacto arquitetónico inerente a ter uma chaminé na fachada ou no teto da casa.

Instalação simples – Ocupa o mesmo espaço que uma caldeira mural ou uma de pé, mas com a grande vantagem de que não necessita de nenhum depósito de armazenamento de combustível nem de inércia.

Autonomia no fornecimento de energia – É simples: para que a bomba de calor aerotermica funcione, apenas necessita de uma ligação elétrica. Uma caldeira a gasóleo, GLP ou biomassa, necessita de repor o depósito de combustível com alguma frequência. Algo simples mas que se pode complicar em dias em que as condições climatéricas dificultem o acesso de um camião a casa (neve, tempestade, inundações, etc)

Segurança para a família – Ao não ter um depósito de armazenamento de combustível, como gás, gasóleo ou biomassa, o risco de um acidente doméstico é nulo, pelo que a segurança da família é total. Além disso, não há emissões contaminantes ou nocivas para a saúde dos habitantes de casa.

Sem manutenção – Os equipamentos aerotérmicos não possuem queimador nem câmara de combustão, pelo que não produzem qualquer tipo de contaminantes durante o seu funcionamento que posteriormente obriguem a fazer uma operação de limpeza.

 

– Quais são as vossas soluções mais vendidas?

As propostas da Atlantic a nível de aerotermia são: as Alféa Ai, uma Bomba de Calor de energia renovável que recupera e utiliza a energia aerotérmica, uma energia renovável, gratuita e disponível 24 horas por dia na natureza, e a Aéromax Piscina, novas bombas de calor orientadas ao melhor aproveitamento das piscinas.

Por um lado, a Alféa Ai é a solução ideal para 1 ou 2 tipos de funcionamento, pois é capaz de gerar aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária (AQS) com um consumo energético bastante baixo. É uma renovação das caldeiras tradicionais já que é a fonte de calor de energia renovável mais limpa e respeitosa para com o meio ambiente que existe, e também a que apresenta a interface mais inteligente e intuitiva do mercado.

Por outro lado, temos as Aéromax Piscina, que são bombas de calor que utilizam energia renovável, a aerotermia, pelo que a sua poupança energética é superior à de outros equipamentos. O seu baixo nível sonoro em funcionamento coloca-as entre as bombas de calor mais silenciosas e sofisticadas do mercado.

 

– Para um país como Portugal, quais são as soluções ideais para ter um bom conforto ao nível do aquecimento?  

Seguindo os valores da empresa, as soluções ideais serão sempre aquelas que proporcionam conforto, economia e eco-performance. Tudo o que leva à eficiência energética, satisfação das necessidades do utilizador, design sofisticado, máxima durabilidade e facilidade de instalação.

 

– Como estão a fazer uso das novas tecnologias, como domótica, para melhorar os vossos produtos? 

Todos os nossos produtos possuem capacidade de conetividade remota, através da app gratuita Cozytouch. Através desta aplicação, podemos, a partir de qualquer smartphone ou tablet, gerir os produtos da Atlantic, assim como ver o seu consumo e programar o seu funcionamento.

 

– Quais vão ser os próximos passos da estratégia da empresa em Portugal?  

Quando falámos sobre energias renováveis há alguns anos, a grande maioria de nós a associou à energia solar, hidráulica e eólica e, em alguns casos, à energia geotérmica, de biomassa e de maré. É por causa deste precedente que é curioso que, hoje, uma das energias renováveis com a maior projeção nos próximos 5 anos na Europa seja a aerotermia, um desconhecido na época como energia. O futuro está focado no desenvolvimento de produtos eficientes e economia de energia e esse é o caminho a ser seguido.

Artigo anteriorPróximo artigo
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.