O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio

O que a Inteligência Artificial pode fazer pelo seu negócio

O termo Inteligência Artificial, que também pode ser encontrado em artigos como AI (Artificial intelligence), já deixou de ser uma possibilidade e se tornou uma realidade, pois pode pode ser utilizada na Medicina, nos afazeres domésticos e até em gestão empresarial.

Mas você sabe o que é exatamente a tão famosa Inteligência Artificial? Em primeiro lugar esqueça o conceito de robôs e máquinas demonstrando emoções.

A Inteligência Artificial, na realidade, consiste em softwares que possibilitam que máquinas imitem o conhecimento humano. Nesse sentido, elas se tornam aptas a realizarem tarefas básicas do dia a dia.

Entre as capacidades que a Inteligência Artificial traz para as máquinas estão a possibilidade de aprender de maneira contínua, bem como compreender textos, sons e imagens.

A Inteligência Artificial na administração do seu negócio

Em uma época como a atual, em que criar um blog e um site é fundamental para a gestão de um negócio, a utilização da Inteligência Artificial pode trazer muitos benefícios.   

Um exemplo da presença da I.A hoje em dia pode ser uma ferramenta antispam utilizada nos e-mails, pois ela tem a capacidade de reconhecer sozinha quais as mensagens devem ser eliminadas.

Na gestão de uma empresa, a Inteligência Artificial é sinônimo de praticidade, economia e agilidade, gerando com isso resultados mais satisfatórios.

O fato é que, para cada função específica, bem como para diferentes tipos de empreendimentos, existem softwares de I.A aptos a otimizarem o serviço.

O LegalRobot, por exemplo, é um software que tem o objetivo de auxiliar na revisão de documentos legais, tornando-os mais compreensíveis para as partes envolvidas.   

Além disso, foi por meio da Inteligência Artificial que tornou possível o desenvolvimento da Cloud Computing, ou também chamada de Computação em Nuvem, que é um dos recursos mais utilizados atualmente em vários segmentos.

O Google Drive e o Dropbox são dois exemplos da Computação em Nuvem que auxiliam na gestão de um negócio. Por meio delas é possível compartilhar e armazenar vários tipos de arquivos úteis para uma empresa, tais com planilhas, textos, imagens e áudios.  

A Inteligência Artificial auxiliando em um projeto na web

Caso o seu negócio seja uma loja virtual, a Inteligência Artificial também pode apresentar benefícios. Um exemplo disso é o software Dynamic Yeld, que traz recursos para auxiliar você a personalizar o seu e-commerce.

Além disso, em se tratando de uma loja online, você sabe que, tal e qual uma loja física, um e-commerce também deve priorizar um atendimento de qualidade.

Por isso, adquirir uma boa hospedagem de site pode garantir essa qualidade, seja por meio de mais capacidade de memória, suporte técnico, mais uptime e também segurança.

Mas para qualificar ainda mais o atendimento do seu negócio na web é preciso personalizá-lo. A interação com o cliente é um recurso importante e torna a experiência de compra mais agradável, ajudando a fidelizar o cliente.

É nesse aspecto que a Inteligência Artificial pode contribuir muito com a sua loja online por meio dos chatbots. Alguns exemplos deles são o Aaron e o Brain.

A vantagem dos chatbots residem na agilidade do atendimento, já que eles permitem que o cliente fique mais tempo em seu site. Eles também possibilitam que o atendimento seja feito a qualquer horário.

A automatização do atendimento tende apenas a melhorar o seu negócio, o tornando acessível para um número cada vez maior de clientes. Além disso, não é apenas o atendimento da sua loja online que ganha com a Inteligência Artificial.

O Takt, por exemplo, é um software de I.A que permite que você compreenda de uma maneira mais precisa as preferências dos seus clientes.

A Inteligência Artificial e a segurança do seu negócio

A questão da segurança de um empreendimento online também diz respeito ao atendimento, afinal, nem você e nem mesmo os seus clientes querem os seus dados e senhas roubadas por invasores, não é mesmo?

Tanto que as empresas de web hosting possuem em seus planos mais avançados recursos de proteção, como, por exemplo, o certificado SSL, que atua por meio da criptografia para a proteção de dados sigilosos.

Nesse caso, alguns exemplos de softwares de inteligência artificial destinados para a segurança digital são o Delphi, que protege contra malwares e atividades suspeitas na web.

Há também o SentinelOne, que auxilia a prever, detectar e eliminar possíveis ameaças em seu projeto web.

Conclusão

É importante estar ciente de que a Inteligência Artificial não é um conceito exagerado ou capaz de possibilitar que máquinas autônomas adquiram livre-arbítrio.

Nada disso, essa “Síndrome de Frankenstein” é interessante nas obras de ficção científica, porque na vida real a I.A já é uma realidade em nosso cotidiano e está trazendo muitas vantagens.

Por essa razão, ao investir em um negócio, seja ele uma empresa física ou uma loja virtual, se aprofunde mais nos conceitos e nos benefícios que a Inteligência Artificial pode oferecer.

Artigo anteriorPróximo artigo
Fabio Oliveira
é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.