Bosch_CES_2015 Tecnologia

Bosch apresenta soluções inteligentes para um mundo interligado na CES 2015



O mundo está cada vez mais interligado e, por vezes, temos a sensação de que a internet e a globalização têm vindo a desenvolver uma dinâmica própria. Empresas como a Bosch podem ajudar a moldar este desenvolvimento, e é por isso que no International Consumer Electronics Show 2015 (CES 2015), a Bosch apresenta soluções inteligentes criadas para permitir que os consumidores tenham uma vida mais conveniente, eficiente e segura. Estas soluções sustentáveis para a criação de um mundo interligado vão desde a gama de sensores inteligentes até soluções de energia inteligente, desde a mobilidade elétrica à condução autónoma, desde softwares inteligentes a cidades inteligentes, desde telemática até à termotecnologia ou de eletrodomésticos a ferramentas elétricas.

A conversão de energia é a principal área de expertise da Bosch. A Bosch oferece aos proprietários de habitações comerciais e residenciais pacotes que combinam tecnologia e serviços. As soluções da Bosch ligam e controlam de forma inteligente a produção e o consumo de energia e de aquecimento, o que torna o fornecimento de energia ainda mais inteligente, eficiente e descentralizado.

A experiência da Bosch abrange várias áreas. O know-how dos seus sistemas técnicos é a base dos sistemas de aquecimento e de controlo de segurança. A empresa também oferece softwares e tecnologia de sensores, bem como serviços de gestão de energia, monitorização remota, e a operacionalização dos processos de negócio, o que permite aos clientes uma utilização mais eficiente da energia e dos recursos, bem como uma redução de custos. A internet das coisas torna possível que os dispositivos e sistemas dos edifícios comuniquem entre si.

Em 2015, a Bosch espera que cerca de 75 por cento da população mundial tenha acesso à internet. Ao mesmo tempo, 6 mil milhões de coisas vão estar ligadas à internet, o que trará, nos próximos anos, grandes mudanças no mercado da energia e da tecnologia de construção, abrindo um caminho para novos serviços e modelos de negócios. A Bosch conta com uma experiência considerável neste domínio, por exemplo, através da venda de 50 mil sistemas de aquecimento em rede. A divisão Bosch Security Systems gera mais de metade das suas vendas no segmento de vídeovigilância, com as suas câmaras com acesso à Internet.

Termóstato Inteligente para controlar o aquecimento a partir de smartphones

A Bosch vai apresentar um controlo remoto com wi-fi que regula o ambiente e dispõe de um touch screen moderno e uma aplicação correspondente, que permite aos utilizadores controlar os seus sistemas de aquecimento através de um smartphone. Compatível com uma vasta gama de caldeiras a óleo e a gás da Greenstar da Bosch, o sofisticado termóstato inteligente permite ajustar o aquecimento a partir de um smartphone ou tablet com acesso à internet. O elegante painel de parede em vidro preto é simples de instalar e liga-se à caldeira utilizando uma ligação de dois fios de baixa tensão. Através de uma aplicação gratuita e de fácil utilização, os utilizadores podem assumir o controlo total do aquecimento da sua casa e da água quente, independentemente de estarem em casa, no trabalho, ou de férias.

Bosch Termóstato Inteligente

A app não só permite o ajuste remoto das configurações de aquecimento e de água quente, mas também providencia informações importantes sobre o consumo de gás e de água quente utilizado durante o processo de aquecimento, ajudando os utilizadores a gerir as contas da energia. Para além disso, os utilizadores podem ainda contar com elevados padrões de segurança e proteção de dados desenvolvidos pela Bosch, uma vez que os dados de cada cliente são armazenados no controlador que se encontra em casa de cada consumidor. A privacidade é, desta forma, garantida, sendo que a própria Bosch não tem acesso aos dados.

Plataforma de software para uma casa inteligente

Para que uma casa seja inteligente é crucial que todos os eletrodomésticos e sistemas de uma casa – máquina de lavar, unidades de aquecimento, lâmpadas ou estores – possam trocar dados entre si e também entre smartphones e tablets de forma simples e segura. A ABB, Bosch e Cisco estão a planear uma joint venture internacional que vai desenvolver e executar uma plataforma de software aberta para dispositivos e aplicações domésticas inteligentes. Para além de desenvolverem e operarem a plataforma, as empresas pretendem convidar os fabricantes de aparelhos eletrónicos, fornecedores de automação residencial e prestadores de serviços, para um ecossistema de negócios. O ecossistema de negócios tem como principal objetivo facilitar a colaboração e incorporar uma ampla gama de necessidades dos utilizadores aquando do desenvolvimento da plataforma.

Home Connect interliga eletrodomésticos de diferentes marcas  Uma linguagem comum para todos os domínios é decisiva quando se fala de uma casa inteligente. A Bosch apresenta ao mundo a primeira solução que permite controlar vários eletrodomésticos de várias marcas e uma série de outros recursos utilizados com apenas uma aplicação. Para além disso, a Bosch está a apresentar os primeiros eletrodomésticos em rede equipados com este sistema, incluindo frigorífico, forno, máquina de lavar loiça e máquina de lavar roupa. O sistema foi desenhado como uma plataforma aberta que vai continuar a evoluir para abranger uma gama de serviços em crescimento.

Sistema de energia inteligente aumenta eficiência e reduz custos A Bosch mostra-nos de que forma é que as ligações inteligentes podem ser implementadas para a energia elétrica e térmica através de um sistema fotovoltaico combinado com a sua mais recente tecnologia aplicada em bombas de calor. Esta solução permite que os utilizadores consumam a maior parte da eletricidade, produzida por si mesmo, a partir da energia solar da sua residência, reduzindo significativamente os seus custos de eletricidade e, ao mesmo tempo, alimentando a bomba de calor. Desta forma, é possível extrair a eletricidade do ar, água ou solo e convertê-la em energia que pode ser utilizada em aquecimentos ou água quente. Este sistema da Bosch é caracterizado por um modelo de gestão energético que sabe quando a bomba de calor requer eletricidade e responde às necessidades com essa mesma energia.

No coração do sistema de controlo inteligente está o e.Control, que se encontra ligado ao medidor de energia elétrica da habitação e monitoriza os fluxos de energia dentro de casa. O sistema está desenhado para dar sempre prioridade ao abastecimento de qualquer eletrodoméstico em funcionamento. No caso do sistema fotovoltaico ligado a um inversor Bosch gerar qualquer excedente de energia, o e.Control envia um sinal para a bomba de calor, de forma a aquecer o reservatório de água quente. Isto significa que é feita uma utilização otimizada da energia solar do agregado familiar, uma vez que evita alimentar qualquer desperdício de eletricidade na rede elétrica a um preço muito baixo, libertando, ainda, a rede de eletricidade pública.

Solução inteligente de armazenamento de energia

A solução de armazenamento híbrida Bosch Power Tec BPT-S 5, é um sistema de energia onde o grau de energia autossuficiente, que pode ser utilizada a partir do sistema fotovoltaico, aumenta. Mesmo quando o céu está nublado ou depois do pôr do sol, o sistema de armazenamento continua a fornecer à bomba de calor um abastecimento de eletricidade fiável. Se o sistema de armazenamento for integrado, qualquer desperdício de eletricidade é enviado para as poderosas baterias de lítio antes de um sinal ser enviado para a bomba de calor. Quando o reservatório de água quente é aquecido, a energia elétrica é convertida em energia térmica, aumentando o armazenamento de energia. A execução de um sistema como este é um grande passo para alcançar a independência face à rede pública de eletricidade. 

Bosch Power Tec BPT-S 5

Sistemas de segurança inteligente, maior segurança nas habitações Outra inovação da Bosch é a nova forma de aceder a vídeos de vigilância remota. A largura de banda limitada torna impossível transmitir vídeos HD em dispositivos móveis, ao passo que a tecnologia de transcodificação dinâmica disponibiliza vídeos em direto e o acesso instantâneo a imagens HD (1080p) quando necessário e independentemente da largura de banda disponível. Em conjunto com a aplicação de segurança de vídeo, os utilizadores têm permissão para aceder aos controlos da câmara, transmissões de vídeo em direto e imagens de alta definição através de um dispositivo móvel, em qualquer momento e a partir de qualquer lugar. Esta inovação permite ainda que os utilizadores obtenham instantaneamente os dados do vídeo que procuram a partir de horas da gravação.

A Bosch está também a apresentar sistemas de alarme contra roubo. Os painéis de controlo de intrusão B-Series fornecem uma monitorização segura e conveniente de casas e pequenas empresas. Estes painéis flexíveis oferecem uma segurança customizada e são operados remotamente através de smartphones e tablets. Os painéis B-Series podem ser programados para divisões de uma casa ou empresa, até quatro áreas distintas, permitindo ligar ou desligar o alarme em divisões específicas. Os painéis verificam a existência de janelas e portas abertas, monitorizam detetores de fumo, ativam dispositivos de pânico e executam outros serviços para manter as instalações seguras. A aplicação de Controlo Remoto de Segurança permite a operação do sistema a partir de dispositivos iOS ou Android. Ligar ou desligar o sistema, verificar o estado e controlar dispositivos monitorizados é possível através da ligação móvel do painel à internet, ou através de uma rede wi-fi local utilizando um dispositivo portátil. As notificações de eventos – como alarmes ou outros avisos – também podem ser enviadas diretamente para telefones móveis, de forma a manter os utilizadores informados sobre o estado das suas casas ou empresas aquando da sua ausência.

Ainda neste segmento, a Bosch irá anunciar o sistema Z-Wave Home Control Gateway. Esta solução permite que o painel de controlo B-Series da Bosch seja ligado a dispositivos Z-Wave que incluem controlos de iluminação, fechaduras de portas, sensores de temperaturas, câmaras IP, entre outros. O principal objetivo passa por disponibilizar aos clientes um serviço de automação e de controlo remoto da sua casa. As possibilidades de programação deste sistema incluem o ligar automático do sistema de segurança quando uma porta exterior está trancada ou o desligar do sistema quando a porta está destrancada. Quando um utilizador sai de casa e carrega no botão “ausente” no smartphone, pode acionar, igualmente, a fechadura das portas. O sistema de segurança desliga as luzes interiores e ajusta o termóstato para economizar energia e reduzir os custos. Para além destas opções para o controlo da habitação, o assistente intuitivo facilita a programação ou agendamento do sistema através da automação personalizada para cada consumidor. Um interface web permite ao utilizador aceder a um painel de controlo do sistema e controlo remoto de casa através de um smartphone iOS ou Android ou outro dispositivo com ligação à internet.

Soluções de mobilidade inteligentes: maior segurança na estrada Há 20 anos a internet revolucionou a computação. Nos próximos anos vai revolucionar o mundo automóvel. Na CES 2015, a Bosch irá demonstrar de que forma é possível fazer dos carros uma parte ativa da internet e disponibilizar aos condutores uma série de benefícios na área. A Bosch tem um extenso know-how em todas as áreas indispensáveis. A empresa oferece equipamento que estabelece a ligação com o mundo exterior, um conjunto de softwares básicos e flexíveis que reúnem fornecedores e utilizadores, bem como inúmeros serviços relacionados.

O ativador físico para qualquer solução inteligente é a unidade de controlo de ligação da Bosch. Esta pequena caixa situada dentro do automóvel está ligada à rede e compreende um módulo de GMS para a comunicação e, geralmente, também inclui um módulo GPS que fornece dados sobre a sua localização atual. A Bosch oferece esta unidade em várias configurações para aplicações em carros de passageiros, camiões e motas. Já em 2016, por exemplo, a Bosch espera que na Europa e nos Estados Unidos cada veículo comercial novo de longas distâncias tenha uma solução de rede.

A subsidiária integral da Bosch Software Innovations, oferece um conjunto de softwares modulares que podem ser utilizados de forma flexível. Por exemplo, em Singapura, estes sistemas têm sido utilizados desde 2011 como base para uma infraestrutura de carga de veículos em rede e de fácil utilização, e como base para um serviço de gestão de frotas na Alemanha desde 2013. A partir de 2015, vai desenvolver a plataforma para um conceito de transporte intermodal inovador, em Estugarda.

Os novos serviços de telemática proporcionam uma maior transparência e uma visão mais clara para os operadores de frotas. Através do interface para o diagnóstico a bordo (OBD) o sistema do veículo envia os dados sobre a viagem e serviço para análise da Bosch. Na base destes dados avaliados, o operador da frota pode otimizar os tempos de operação e manutenção. Graças à integração da monitorização de veículos GPS, serviços como o diário de bordo eletrónico e o sistema de alerta de roubo também se encontram disponíveis para os veículos, ajudando ainda a reduzir o custo global do automóvel.

O eCal será outra das soluções apresentadas pela Bosch. Integrado no serviço de notificação de emergência do carro, esta solução distingue-se pela sua capacidade de salvar vidas. Se o sistema detetar que o veículo está envolvido num acidente, esta informação é enviada para um centro de comunicação Bosch sempre disponível. Caso seja necessário, os colaboradores multilingues do centro contactam o condutor e alertam a polícia, bem como os serviços de emergência.

Conectividade nas oficinas

A conectividade não termina quando o carro tem que ir para manutenção ou reparação. Uma vez que a eletrónica de veículos está a ficar cada vez mais desenvolvida e complexa, a Bosch tornou possível que as oficinas acedam a determinados dados do veículo que podem ser úteis para o diagnóstico de erros e reparação online. O sistema de diagnóstico “Flex Inspecione” pode ler automaticamente falhas de memória, verificar a bateria, pressão dos pneus e geometria dos chassis.

Com base nesta informação, um especialista de serviço ao cliente é capaz de analisar imediatamente as reparações necessárias em conjunto com o condutor. Durante o trabalho de reparação, o técnico pode fazer uso da tecnologia de realidade aumentada. Depois de focar a câmara de diagnóstico do computador/tablet no compartimento do motor, as informações relevantes, tais como as instruções de reparação e ferramentas necessárias, são sobrepostos na imagem. A consulta demorada de manuais de serviço é, portanto, desnecessária. Mesmo as peças que estão escondidas atrás tampas ou do tablier podem ser representadas em imagens tridimensionais. O diagnóstico e correção de erros nunca foi tão fácil.

Novas técnicas de exibição e solução de integração param smartphones Por um lado, os novos serviços interligados possibilitam uma quantidade cada vez maior de informações. Por outro lado, as distrações do condutor devem ser minimizadas. A Bosch vai apresentar na CES soluções que ajudam a priorizar as informações e exibi-las de uma forma altamente intuitiva. Uma abordagem particularmente atrativa é a divisão por tipo de informação no ecrã. Estes displays substituem monitores convencionais e projetam todas as informações sobre instrumentos, navegação, e multimédia no campo de visão do condutor. Dependendo da situação e do próprio condutor, estes painéis oferecem diferentes layouts.

Bosch displays

Atualmente, já estão em produção duas soluções Bosch para o BMW i8 e o Audi TT.

O head-up display é outra das soluções Bosch com uma relação preço/qualidade bastante competitiva. O sistema não projeta as informações no para-brisas, mas sim num pequeno ecrã de plástico especialmente posicionado por baixo do para-brisas. Esta imagem é sobreposta sobre a paisagem exterior do veículo de tal forma que estes parecem fundir-se a uma distância de cerca de dois metros à frente do veículo. Desde 2014, o sistema tem sido instalado numa ampla variedade de veículos BMW.

A conectividade com o mundo exterior é, nos dias de hoje, principalmente conseguida através de um smartphone. Com a , a Bosch está a oferecer uma forma atrativa para integrar telefones Android, e iOS. O mySPIN cria um elo perfeito entre o dispositivo e o veículo e garante uma utilização no automóvel muito mais segura e fiável. Outros sistemas de informação e entretenimento da Bosch, apresentados na CES, vão mostrar a entrada de voz natural ou até um sistema de navegação que oferece uma estratégia de condução proactiva baseada nas informações de tráfego em tempo real. Para manter as novas funções de assistência e conveniência atualizadas, a ESCRYPT, subsidiária da Bosch, vai apresentar uma solução para atualizações wireless seguras de software.

Bosch mySPIN

Demonstrações da condução assistida e e-bike no Mercado de Veículos Inteligentes

A mobilidade do futuro será elétrica, automatizada e interligada. No Mercado de Veículos Inteligentes, a Bosch vai apresentar inovações que nos aproximam cada vez mais da condução automatizada. Um veículo de demonstração com o assistente de tráfego da Bosch vai provar que a condução automática em horas de ponta já é uma realidade. O veículo pode acelerar, travar e conduzir de forma totalmente independente. Apesar de o condutor ter um papel ativo na monitorização do automóvel, a pressão para não cometer erros é muito menor.

Na maior feira de tecnologia do mundo, os visitantes serão igualmente convidados a experimentar e-bikes de várias marcas que dispõem das unidades de acionamento e-bike da Bosch, tendo acesso a uma visão geral de várias tecnologias de sensores da Bosch, bem como da sua ampla gama de soluções de eletromobilidade para e-bikes e e-scooters, para veículos híbridos e veículos totalmente elétricos.

Dispositivos, softwares e sensores inteligentes

A Bosch é líder no mercado mundial na área de sensores microeletromecânicos (MEMS), uma tecnologia-chave quando se trata de ligar coisas/objetos à da internet. Nos dias de hoje, a cada segundo, um smartphones vendido no mundo é equipado com sensores Bosch. O objetivo estratégico da Bosch é oferecer soluções para a mobilidade interligada, produção em rede, bem como para sistemas de energia em rede e em edifícios. Os sensores inteligentes representam o próximo nível da evolução técnica. Equipados com um interface de rádio e um microcontrolador, os sensores são capazes de transmitir dados relevantes através da Internet, por exemplo, para dispositivos móveis. A integração de software é decisiva para o próximo avanço em micromecânica, apesar de já ser comum na eletrónica automóvel e de consumo.

Todos os objetos podem ser equipados com sensores e dispositivos wi-fi e atribuir o seu próprio endereço web para troca de dados. Esta conectividade é a base fundamental da internet das coisas e é o que torna possível que o mundo viva interligado. A Bosch fornece sensores para uma ampla gama de utilizações em aplicações eletrónicas no setor automóvel e de consumo. A cada segundo, um smartphone vendido em todo o mundo é equipado com um sensor Bosch. Seguindo a tendência tecnológica para uma maior gama de variáveis mensuráveis e maior inteligência, o Bosch Sensortec vai desvendar um novo sensor multifuncional na CES 2015, que integra quatro medidas que permitem uma nova gama de aplicações em áreas como a eletrónica de consumo, wearables, e IoT. A Akustica, marca da Bosch, vai também destacar o seu portfólio de microfones de voz de alta performance em HD.

O objetivo passa por transmitir apenas informações relevantes para a internet e não dados brutos. Este processamento de dados locais exige um determinado tipo de know-how de sistemas que a Bosch apresenta. Mas praticamente não há limite para o que ainda pode ser ligado através de sensores. Como resultado, materiais que no passado não eram providos de eletrónica, tais como portas e janelas, vão ser capazes de transmitir dados sobre o seu estado na internet. Resumidamente, a micromecânica torna a internet das coisas possível. Com a sua nova empresa Bosch Connected Devices and Solutions GmbH, a Bosch tem como objetivo desenvolver novas soluções neste domínio. A empresa está focada nos segmentos de casas inteligentes, transporte, logística e tráfego, atividades inteligentes e indústria da conectividade.

Uma nova dimensão de carregamento: O sistema de carga wireless da Bosch

A Bosch é o primeiro fornecedor do mundo a permitir que as vantagens da transferência de energia indutiva sejam utilizadas com ferramentas sem fios.

Com o seu sistema de carregamento sem fios, a Bosch está a apresentar uma nova dimensão nas tecnologias de carregamentos e providencia novas formas de tornar as ferramentas de trabalho sem fios mais eficientes, reduzindo custos e tempo.

A tecnologia, que é usada em outras áreas em dispositivos como estações de carregamento para escovas de dente elétricas e, recentemente, também para telemóveis, é baseada na transferência de energia sem fios. Um campo magnético alternado é gerado no transmissor utilizando uma bobina. O recetor também contém uma bobina que é introduzida através da alteração do campo magnético que induz uma tensão e gera um fluxo de corrente. No caso do sistema de carga sem fios da Bosch, isto significa que o carregador emite um campo magnético que é recebido pela bateria e transformado em corrente de carga. No entanto, a energia transferida é 50 vezes maior do que a utilizada em escovas de dentes elétricas (um watt), a fim de conseguir os mesmos tempos de carregamento de um carregador de baterias convencionais.

Funcionalidade e criatividade com impressora 3D

A Dremel, marca de ferramentas elétricas da Bosch, vai apresentar o Dremel 3D Idea Builder, a experiência de impressão mais fácil de utilizar do mercado. Esta nova ferramenta acrescenta uma nova dimensão ao vasto portfólio de sistemas de ferramentas versáteis da marca. A Builder Idea é uma ferramenta da Dremel com grande qualidade e facilidade de utilização desenvolvida para inspirar e inspirar os utilizadores finais a criar as suas próprias ideias com o apoio e orientação dos especialistas da Dremel.

Através de uma parceria estratégica com a Autodesk, a Dremel vai fornecer modelos de impressão 3D gratuitos e ferramentas de design simples, ao mesmo tempo que continua a investir e lançar novas ferramentas de design em www.Dremel3D.com, de forma a apoiar os utilizadores durante o processo de construção.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *