TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Android e Windows Phone 7 dominam smartphones em 2015

Jorge Montez por Jorge Montez
31/03/2011 - Atualizado a 24/10/2021
Em Mobile

O mercado dos smartphones está em crescimento acelerado e a batalha pela supremacia vai disputar-se entre os sistemas Android e Windows Phone. A Apple, por seu turno, estagna a penetração no mercado do iPhone. São as previsões dos analistas da IDC.

Android_logo

Com a parceria alcançada com a Nokia, a Microsoft posiciona-se como um dos grandes players do mercado dos smartphones. Com uma quota de mercado este ano de apenas 5,5 por cento, o Windows Phone vai conseguir quase 21 por cento dos aparelhos vendidos em 2015, num mercado em que o sistema operativo Android reinará com 45,4 por cento dos smartphones vendidos.

Os analistas da IDC concluem que o Windows Phone vai substituir a quota de mercado atualmente na posse do Symbian, o sistema operativo da Nokia, concluindo-se – pela leitura dos números – que a sua prestação com smartphones de outras marcas será residual.

Independentemente disso, o estudo da IDC aponta para que o objetivo da Nokia e da Microsoft seja plenamente alcançado. Steve Ballmer e Stephen Elop afirmaram no anúncio da parceria que “agora seria uma corrida a três” e as previsões parecem confirmá-lo.

Será, mais exatamente, uma corrida a quatro porque a Reseache in Motion, a fabricante dos BlackBerry consegue manter-se na corrida, com o efeito Android a morder o seu posicionamento mas sem fazer grande mossa nasConceitonokiawindowsphone1 android, pictures, smartphone, windows phone vendas da marca.

A Apple, por seu turno, parece ter atingido o topo da sua expansão, com as previsões dos analistas a apontarem para a manutenção dos 15 por cento de quota de mercado  e com uma taxa de crescimento anual composta entre 2011 e 2015 de 18,8 por cento.

O Symbian – o atual sistema operativo da Nokia – vai desaparecer por completo, apesar de a fabricante finlandesa não o assumir por completo. Na conferência de imprensa realizada no Mobile World Congress em Barcelona, Stephen Elop disse aos jornalistas que o objetivo era aprofundar a parceria com a Microsoft, como se pode ver neste vídeo:

É que o mercado dos smartphones está em franco crescimento, esperando os analistas um aumento de 49,2 por cento do número de vendas este ano. Ou seja, ao IDC aponta para que em 2011 se vendam 450 milhões de smartphones em todo o mundo. Este número representa um crescimento de 50 por cento em relação a 2010, ano que Kevin Restivo (analista da IDC) considera como tendo sido “excecional”, depois de em 2009 omercado ter estado “reprimido” por os usuários estarem a ver em que é que davam as mudanças tecnológicas.

Mas quando falamos em smartphones, o vencedor é claramente o Android. O sistema operativo da Google “está posicionado para assumir a liderança dos sistemas operativos dos smartphones em 2011, depois de lutar pelo segundo lugar em 2010, diz Ramon Llamas, analista sénior da IDS: “para os fornecedores que fizeram do Android a pedra angular das suas estratégias 2010 foi a festa de boas vindas. Este ano vemos a festa de coroação à medida que esses mesmos fornecedores ampliam e aprofundam os seus portfolios para chegar a mais consumidores, particularmente novos usuários de smartphones”.

Tags: AndroidpicturessmartphoneWindows Phone
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Google photos - caras (2)
Google

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

04/12/2025
Honor smartwatch temperatura
Honor

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

04/12/2025
Samsung - the first look
Samsung

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

04/12/2025
Infinix note 60 ultra
Mobile

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

04/12/2025
Google discover
Google

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

03/12/2025
Motorola edge 70 ultra design
Motorola

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

03/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.