Os gigantes da tecnologia querem deixar a sua marca também no plano da arquitetura. Facebook, Amazon, Google e Apple contrataram alguns dos melhores arquitetos do mundo para desenharem as suas novas sedes futuristas. Espetaculares, os novos edifícios mostram a saúde financeira das empresas.
A Apple foi a primeira a mostrar ao mundo os planos para a sua nova sede, pensados por Norman Foster em estreita colaboração com Steve Jobs. Agora, é a vez da Facebook e da Google avançarem para edifícios futuristas que serão ambientalmente corretos e proporcionarão o necessário bom ambiente de trabalho para que os seus funcionários possam continuar a mudar o mundo.
Googleplex com todos a 2,5 minutos de qualquer ponto

O preço do complexo – que se chamará Bay View -não foi divulgado pela empresa, mas estima-se que seja bastante inferior ao que a Apple pretende construir.
Facebook quer sede “invisível”

A construir perto da sua atual sede, o novo campus da Facebook terá o tamanho de mais de sete campos de futebol, de acordo com as contas da Reuters. O suficiente para albergar os cerca de 2.800 engenheiros que trabalham na companhia rainha das redes sociais.
Amazon projeta três esferas de vidro e metal

Os planos apresentados à cidade norte-americana mostram três esferas de metal e vidro que se interconectam e que “têm muito espaço para espaços verdes, bem como para escritórios individuais e de grupos”.
Apple corta nos custos

A Apple – que tem tido uma diminuição dos seus lucros – pretende agora cortar 1 bilhão (mil milhões) de dólares ao edifício. Foi a obsessão pelo pormenor de Jobs que fez disparar os custos da construção e com a morte do fundador da empresa, esta prepara-se para retirar alguns dos luxos que os seus interiores continham. A Apple prevê que os seus 13.000 colaboradores se mudem para a nova sede em 2016.
Fontes: Reuters; NBC News; eWeek; Bloomberg; Co.Design











Comentários