TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

iOS 7: Primeiras impressões

Jorge Montez por Jorge Montez
19/09/2013
Em Mobile





A Apple liberou ontem o seu novo sistema operativo/operacional para dispositivos móveis, o iOS 7. Aqui no TecheNet já fizemos a atualização de software e estamos com um sorriso nos lábios: a empresa de Cupertino parece ter acertado na mosca!

Independente de uma análise mais cuidada, as primeiras impressões sobre o novíssimo iOS 7 são muito positivas. Design, funcionalidade e experiência do usuário são o grande trunfo desta nova versão do iOS; de tal forma que parece estarmos perante um sistema totalmente novo mas com a vantagem de não nos sentirmos perdidos. E há ainda a câmera, que já era um dos pontos fortes da Apple mas que agora aparece renovada.

O design

É no design que imediatamente sentimos estarmos perante um produto novo. O anterior tinha sido lançado em 2007 e o peso dos anos já se fazia sentir. O iOS 7 tem um desenho muito mais minimalista, com os ícones bem maiores do que anteriormente e todos redesenhados. Até conseguir aquela conjugação de cores entre fundos e ícones há que fazer várias tentativas. É que todos os ícones estão mais coloridos e encontrar o equilíbrio leva algum tempo, principalmente por causa da caixa dos grupos de apps. Mas não é nada que não se resolva e até pode ser divertido.

Funcionalidade

Depois de vermos um smartphone mais bonito, chega a vez de nos apercebermos da funcionalidade. E logo de início, percebemos que o iOS 7 dá uma goleada no anterior sistema operativo/operacional da marca de Cupertino. Basta falarmos de dois pontos: multitarefa e central de controlo.

Comecemos pelo último: a central de controlo demorou a chegar aos dispositivos da Apple, mas veio em força. Deslizando o dedo a partir de baixo, o usuário tem agora imediato controlo sobre as funções principais do smartphone.

Com apenas um toque é possível controlarmos o modo de voo, wifi, bluetooht, os avisos ou o giroscópio. Passamos ainda a aceder ao volume e ao controlo de reprodução audio, bem como ao brilho do ecrã/tela. Há ainda quatro funções a que se acede desde a central de controlo: São elas a câmera, calculadora, o relógio e suas funções e a lanterna – que a partir de agora deixa de necessitar de uma app.

E depois vem a multitarefa a que se acede premindo duas vezes consecutivas o botão de início e que assim resolve aquele que era um dos maiores problemas dos iPhone e iPad. Agora é possível retomar uma app no exato local onde tínhamos ficado, sem que a mesma volte a reiniciar. É aqui também que é possível parar uma app que tenha bloqueado.

Se isto tudo lhe parece familiar tem toda a razão. O iOS 7 está “mais Android” e isso é uma boa notícia para os usuários.

Experiência

Com um novo design e novas funcionalidades, é evidente que a experiência do usuário sai bastante reforçada. É evidente que o iOS 7 não tem o grau de customização possibilitado pelo Android, mas quando pela primeira vez com ele começamos a trabalhar parece estarmos perante um novo smartphone.

O painel de controlo vem dar outra dimensão à rapidez de execução de tarefas e depois é nos pequenos detalhes que vemos a diferença. Como acontece no Safari, onde as várias abas abertas aparecem com tridimensionalidade vertical, o que torna mais fácil a navegação. Parece coisa pouca, mas não é.

E depois há o spotlight – o sistema da marca de pesquisa dentro do dispositivo. Antes fazia-se um gesto para a esquerda e ele ocupava todo o ecrã/tela. Agora faz-se um gesto para baixo em qualquer ponto da tela e a caixa de pesquisa aparece apenas em cima. Este gesto requer alguma habituação, uma vez que é igual ao da central de notificações. Só que a esta última se acede a partir do topo da tela e para se ir para o spotlight tem de se fazer o gesto em qualquer outro local do ecrã.

Mas não há bela sem senão e prepare-se para um maior consumo da bateria. É verdade que fizemos uma utilização bastante intensa do smartphone, mas em apenas três horas a bateria foi praticamente abaixo.

Ios6 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
do velhinho iOS 6
Novo design ios 7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
ao minimalista iOS 7
Spotlight ios7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
o spotlight mudou de lugar
Multitarefas ios7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
um iPhone verdadeiramente multitarefas
Safari io6 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
melhor experiência de navegação
Filtros ios7 apple, central de controlo, ios7, iphone, spotlight
os filtros da câmara do iOS 7

 

 

 

 

 

 

 

 

A câmara

Outra grande inovação imediatamente identificada prende-se com a câmara, que ganha novas funcionalidades e uma maior facilidade de utilização. Desde logo há um conjunto de nove filtros que podem ser utilizados na hora de se tirar a fotografia. Eles aparecem em simultâneo, o que permite ao usuário escolher aquele que lhe parece criar o efeito desejado.

E no iPhone 5 tem ainda a possibilidade de fazer vídeo em câmara lenta ou selecionar parte do clip que acabou de gravar para o fazer.

Depois, o botão de disparo permite escolher entre vídeo e fotografia – como já o fazia – mas inclui agora a possibilidade de se tirar uma panorâmica e uma foto quadrada. Está aqui um claro piscar de olho ao Instagram que agradeço.

Concluindo, pode-se dizer que o iOS 7 é uma aposta ganha por parte da Apple. Design moderno e mais funcionalidades que criam uma melhor experiência de utilização.

E se ainda não baixou o novo sistema operativo/operacional está na hora de o fazer. Confira se o seu dispositivo suporta o iOS 7 e faça os procedimentos básicos antes de o baixar.

Há só um conselho: coloque o smartphone ou o tablet ligado à bateria e prepare-se para algumas horas de espera. Quer o download como a instalação são bastante demorados. O melhor é tratar do processo durante a noite. Instale o iOS 7 e não se arrependerá.

 

 

Tags: applecentral de controloiOS7iphonespotlight
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Samsung galaxy unpacked 2026
Samsung

Samsung Galaxy Unpacked 2026: convite vazado confirma evento a 25 de fevereiro

30/01/2026
Xiaomi 17 global
Xiaomi

Xiaomi 17 Global: bateria menor e preços revelados antes do lançamento

30/01/2026
Honor magic 9
Honor

Honor Magic 9: IA bloqueia ecrã se alguém espreitar

30/01/2026
Retrova (2)
Mobile

RetroVa: o kit que dá zoom ótico 10x e slot MicroSD ao iPhone por 184$

30/01/2026
Oppo reno 15c (2)
OPPO

Oppo Reno 15c Global: ecrã OLED e 50 MP, mas com ‘motor’ mais modesto

30/01/2026
Spotify apk
Apps

Spotify pode trazer de volta a funcionalidade que todos amavam: nomes de utilizador editáveis

30/01/2026

Comentários

Últimas notícias

Project genie: a ia que cria mundos em tempo real

Project Genie: A IA que cria mundos em tempo real

31/01/2026
Deepseek nvidia (2)

DeepSeek autorizada a comprar chips Nvidia H200: a “luz verde” da China tem condições

30/01/2026
Apple iphone 17 pro

Apple imparável: 2,5 mil milhões de dispositivos ativos e recorde de receita

30/01/2026
QNAP

Samsung Galaxy Unpacked 2026: convite vazado confirma evento a 25 de fevereiro

Xiaomi 17 Global: bateria menor e preços revelados antes do lançamento

Honor Magic 9: IA bloqueia ecrã se alguém espreitar

RetroVa: o kit que dá zoom ótico 10x e slot MicroSD ao iPhone por 184$

Oppo Reno 15c Global: ecrã OLED e 50 MP, mas com ‘motor’ mais modesto

Spotify pode trazer de volta a funcionalidade que todos amavam: nomes de utilizador editáveis

OPPO Find X9 Ultra: a aposta na dupla câmara de 200 MP para dominar o zoom

Galaxy S26 ganha “MagSafe”: carregador magnético oficial da Samsung revelado

Xiaomi 17T: fugas revelam bateria de 6.500 mAh e chip de topo

Motorola anuncia os novos moto g77 e moto g67

Google desmantela rede que usava 9 milhões de Androids para cibercrime

Samsung Galaxy XR recebe app SmartThings, mas ainda faltam funcionalidades chave

Red Magic 11 Air: o topo de gama de gaming com Snapdragon 8 Elite por 499€

Nothing cancela flagship de 2026: foco total no Phone 4a e áudio

Vivo X200T vs Motorola Signature vs OnePlus 15R: qual é o melhor ‘quase’ topo de gama?

Windows 11 bate Windows 10 e atinge mil milhões de utilizadores ativos

HONOR Magic8 Lite: resistência extrema e bateria de 7500mAh chegam a Portugal

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.