TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cibercriminosos utilizam PME para atacar empresas maiores

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
03/04/2014
Em Segurança




Será que alguma empresa está a salvo da ciberespionagem? A resposta é simples: Não!

O “Relatório Especial Quem o espia?”, elaborado pela Kaspersky Lab, indica que qualquer empresa pode estar na mira dos piratas informáticos. A dimensão não importa, a verdade é que nenhuma empresa está a salvo da ciberespionagem. Mesmo as empresas de pequena dimensão podem ser alvo apetecível para os cibercriminosos, uma vez que lidam com um grande  volume de informação sigilosa, desde informações sobre fornecedores, dados bancários de clientes e, até, outro tipo de dados que podem ser utilizados para a realização de ciberataques contra empresas de maiores dimensões.

As PMEs tendem a ignorar as possíveis ameaças de ciberespionagem e ciberterrorismo, uma vez que acham que só as empresas de grande dimensão ou multinacionais são afectadas por esses tipos de riscos. Esta falsa sensação de segurança pode fazer com que as empresas descurem a protecção dos seus sistemas e dados, o que pode facilitar o caminho aos ciberespiões quando lançam os seus ataques.

Além disso, muitas vezes os cibercriminosos consideram as PMEs como uma porta de entrada para ataques contra empresas de maiores dimensões. Muitas pequenas e médias empresas usufruem de um estatuto de “parceiro de confiança” por parte de empresas importantes e os criminosos estão cada vez mais dispostos a tirar partido dessas relações de proximidade.

Tal como sublinha a Kaspersky Lab, em 2011, a empresa de defesa norte-americana Lockheed Martin foi vítima de um importante ciberataque. O autor tinha previamente atacado dois dos fornecedores da Lockheed Martin, um dos quais era a RSA (curiosamente uma empresa de segurança). Acredita-se que a informação desviada nestes dois ataques ajudou o autor a lançar o seu ataque contra a Lockheed Martin. Esta companhia detectou rapidamente o ataque e conseguiu proteger os seus sistemas e dados. Não obstante, este ataque veio mostrar que se podem utilizar terceiros como porta de entrada, com o objectivo de violar a segurança de grandes empresas.

“Para os atacantes é cada vez mais difícil aceder às redes de grandes empresas. Por isso, concentram-se agora na sua cadeia de fornecimento. Ao piratear as redes de empresas mais pequenas, os atacantes podem aproveitar os conhecimentos e as identidades destas empresas para aceder a grandes companhias “, afirma Costin Raiu, director da equipa de análise e investigação global da Kaspersky Lab.

Pode a sua empresa ser uma porta de entrada para ataques contra terceiros?

Os organismos oficiais, ministérios de defesa e companhias de fornecimento de serviços (como electricidade, gás, redes ou água), além de grandes empresas de praticamente todos os sectores de mercado, sabem bem que se podem tornar em alvos prioritários dos ciberataques. Portanto, é provável que todas estas entidades tenham vindo a realizar investimentos para implementar fortes medidas de cibersegurança.

Mas também é possível que muitas das empresas que com elas trabalham, como fornecedores ou parceiros, não tenham conhecimentos suficientes sobre o panorama das ameaças moderno, nem sobre o que necessitam para garantir a segurança das suas infra-estruturas de TI. Isto cria oportunidades para que os atacantes acedam ao seu alvo prioritário por intermédio de vulnerabilidades de segurança existentes nos sistemas de um fornecedor ou parceiro de menor envergadura. Qualquer empresa pode, assim, ser usada como primera etapa num ataque contra uma multinacional.

Tags: cibercriminososciberespionagemciberterrorismoKaspersky Labsegurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Apple alerta: spyware darksword para iphone ligado à rússia
Apple

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

21/03/2026
Apps de ia e o perigo oculto das permissões no smartphone
Segurança

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

21/03/2026
Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis anti-uav
Tecnologia

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

21/03/2026
Detetada campanha de malware em ferramentas de ia que visa programadores
Segurança

Detetada campanha de malware em ferramentas de IA que visa programadores

18/03/2026
Ciberataques iranianos escalam após operação militar no médio oriente
Segurança

Ciberataques iranianos escalam após operação militar no Médio Oriente

18/03/2026
Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais
Segurança

Ciberameaças persistentes: o novo paradigma dos ataques digitais

13/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Openai avança com anúncios no chatgpt

OpenAI avança com anúncios no ChatGPT. A neutralidade fica?

22/03/2026
Nothing phone (2a) plus (4)

O Nothing Phone (2a) está com um preço imperdível na Amazon

22/03/2026
Tesla model y 2025 (3)

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo pelo 3º ano

22/03/2026
QNAP

Apple corrige bug do teclado que irritava donos de iPhone

O mundo de Minecraft vai ganhar vida num parque temático em 2027

Reddit quer usar o teu rosto para provar que não és um robot

A nova geração da série Xiaomi SU7 traz 902 km de autonomia e LiDAR de série

Google altera títulos de notícias nas pesquisas com auxílio de IA

Cobraunion lança o Straight-Lock, o bloqueador de cabos para tethering profissional

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17.º ano consecutivo

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

Projeto “Transformer”: Amazon planeia um smartphone de IA

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

Death Stranding 2: On the Beach estreia no PC com modo To The Wilder

Xiaomi MiMo-V2 entra no top 10 mundial de IA e ninguém deu conta

Xiaomi Watch S5 chega com 21 dias de bateria e ecrã de 2.500 nits

Opera GX chega ao Linux com GX Control para gaming

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.