TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

A revolução da inteligência artificial: como usá-la a favor do seu negócio?

Por Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente

Convidado por Convidado
28/06/2023
Em Inteligência Artificial, Opinião

O rápido avanço das ferramentas de inteligência artificial, especialmente com o surgimento avassalador do ChatGPT, tem gerado todo tipo de reações e muitas reflexões por parte de governos, empresas e indivíduos. Dois dias após uma carta aberta assinada por mais de 2,8 mil pessoas, entre empresários como Elon Musk, nomes ligados ao Google e historiadores como Yuval Harari, pedindo uma pausa nas pesquisas e no desenvolvimento de IA, o governo da Itália proibiu o uso do ChatGPT sob alegação de “recolhimento ilegal de informações pessoais”. Agora a desenvolvedora OpenIA está sendo investigada pelas autoridades do país. Enquanto isso e poucas semanas depois, foi o próprio Google quem anunciou uma série de aplicações de IA – Inteligência Artificial – em suas ferramentas, durante seu famoso evento para desenvolvedores, o Google I/O. Mais um dos paradoxos dessa era de paradoxos.

É claro que o bloqueio temporário de um player não resolverá a questão – mas acende novos alertas sobre o uso ilimitado da tecnologia. Nesse sentido, a cada dia aumentam as discussões sobre o desenvolvimento de elementos de controle para garantir que a disrupção não vai se dar também em dimensões e fronteiras indesejáveis, como da ética, da transparência no uso de dados, do acesso a informações confidenciais de propriedade privada, das novas formas de trabalho, dos impactos na educação, na genética e afins.

A revolução da inteligência artificial: como usá-la a favor do seu negócio?

De uma forma ou de outra, sua usabilidade, sintaxe e capacidade em dar respostas acuradas transmite credibilidade a quem a utiliza, ainda que aquele processamento de informações possa utilizar uma lógica muitas vezes incapaz de ser conhecida em detalhes (até por quem a criou). Isso evoca danos em escala exponencial, já que é provável haver a propagação de inverdades. As pessoas ainda podem não ter o preparo para fazer as perguntas corretas, ou pior, podem não interpretar de maneira adequada as soluções que as ferramentas proporcionam. Por outro lado, exemplos recentes de integração com o Bing e demais ferramentas da Microsoft (como no uso para a construção de apresentações em powerpoint) demonstram a inexorabilidade do avanço dessas tecnologias em nosso dia a dia – fato que demanda ainda mais atenção e análise crítica em uma sociedade que parece delegar essas competências aos próprios algoritmos.

Um exemplo claro desse perigo é a credibilidade de qualquer notícia falsa hoje em dia. É só participar de grupos ou comunidades em redes sociais para comprovar a força das fake news. Recentemente, vi uma apresentação de Elvis Presley produzido por Inteligência Artificial no programa America´s Got Talent (produção que serviu de referência para programas locais como o The Voice Brasil) e que é um claro exemplo de quão realistas estão se tornando os deep fakes.

Esse momento capital da evolução tecnológica parece ser propício a algumas definições relevantes, pois as ferramentas de IA – Inteligência Artificial – cada vez mais tangenciam ou até distorcem diferentes fronteiras do atual direito do uso de dados e da privacidade, da propriedade intelectual autoral e, como o governo da Itália alega na suspensão, até mesmo da questão do uso e da exploração dessas soluções por menores de idade.

Tampouco é claro ainda como o ChatGPT vai reagir a potenciais tentativas de ataques hackers ou roubo de informações dentro do seu banco de dados, por exemplo. Em paralelo, observa-se o esforço de empresas para adotar o mais rápido possível essa e outras soluções de inteligência artificial, baseadas na mesma metodologia de machine learning.Há todo um ecossistema sendo acelerado e desenvolvido para a conexão com o ChatGPT, seja de integradores, seja de plug-ins com soluções-padrão da Microsoft, Salesforce e outras gigantes da indústria da tecnologia. Esses movimentos não deixarão de ocorrer.

O fato é que a IA- Inteligência Artificial – veio para ficar e, com o amadurecimento das aplicações, a tendência é que organizações e pessoas possam usar seus mecanismos a favor da sociedade de forma mais responsável no futuro, ampliando as possibilidades para empresas e indivíduos. Além disso, é nítido o quão transformador é tudo que essa ferramenta pode gerar, bem como seu potencial de otimizar produções e negócios.

Para aproveitar o lado positivo dessa revolução tão esperada – e temida –, é preciso que todos os envolvidos tenham alto nível de educação sobre as aplicações dos sistemas e, principalmente, de seus riscos. Além disso, é necessário fortalecer os movimentos para a criação de ajustes e regulamentação, considerando a ética.

A boa notícia é que todo esse buzz permite ao menos que os membros da sociedade civil comecem a entender que uma espécie de “fogo de Prometeu” está sendo inadvertidamente obtida e liberada para, então, utilizarem as soluções de IA de forma mais cautelosa e consciente. Mas será que teremos mecanismos reais a nosso alcance para sermos mais responsáveis na construção de mais essa disrupção trazida pela tecnologia?

Sobre Fernando Moulin

Natural de Volta Redonda (RJ), Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente, além de ser um dos pioneiros do Marketing Digital/CRM no país. Graduado em Engenharia Química pela Unicamp, possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e realizou cursos de marketing e negócios em diversas instituições internacionais, como Kellogg/NorthWestern (Estados Unidos), INSEAD (França), Cambridge (Reino Unido) e Lingnan University (China).  Tem mais de 20 anos de experiência na função de executivo em grandes organizações, como Telefônica/Vivo, Cyrela, Nokia, Pão de Açúcar, Claro, Citibank, entre outros. Cofundador da Malbec Angels, mentor de startups e advisor estratégico, também é palestrante profissional e professor de disciplinas ligadas a suas áreas de expertise em instituições como a ESPM, o INSPER e a Live University, além de ser colunista de diversos veículos importantes de mídia e jurado de diversas premiações de mercado. Atualmente, é partner da Sponsorb, consultoria boutique de business performance. Para mais informações, acesse: www.linkedin.com/in/fernandomoulin/

Outros artigos interessantes:

  • 5 Dicas para um Verão Ciberseguro
  • Agarra já o teu: Nothing Phone (1) a preços históricos na Amazon!
  • Windows 11 Copilot: a nova funcionalidade de IA está a caminho
Tags: Fernando MoulinIAinteligência artificialopinião
PartilhaTweetEnvia
Convidado

Convidado

Área destinada a artigos de opinião e conteúdos escritos por autores convidados

Artigos relacionados

Deepseek ai
Inteligência Artificial

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Aws ai agents
Inteligência Artificial

AWS lança agentes de IA “mais humanos” que entendem tom e sotaque

02/12/2025
Linde mh, nvidia e accenture desenvolvem "armazém virtual" com ia
Empresas

Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” com IA

02/12/2025
Apple ai (2)
Apple

Apple recruta ex-líder do Google Gemini para salvar a sua IA

02/12/2025
Ucrânia desenvolve ia soberana baseada em google gemma
Inteligência Artificial

Ucrânia desenvolve IA soberana baseada em Google Gemma

02/12/2025
Google gemini aplicação móvel
Google

Google promete “revolução” na app do Gemini e confirma versão nativa para Mac

01/12/2025

Últimas notícias

10 bancos europeus criam qivalis para lançar stablecoin indexada ao euro

10 Bancos europeus criam Qivalis para lançar stablecoin indexada ao euro

06/12/2025
Aws graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

AWS Graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

06/12/2025
Benq pd2770u: monitor 4k com precisão de cor absoluta

BenQ PD2770U: monitor 4K com precisão de cor absoluta

06/12/2025
QNAP

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.