A Apple poderá transformar os teus AirPods em tradutores de bolso muito em breve. Pistas encontradas na mais recente versão beta do iOS 26 indicam que a empresa está a preparar uma funcionalidade de tradução em tempo real para conversas presenciais, uma novidade que promete quebrar barreiras linguísticas no dia a dia e tornar as viagens ao estrangeiro muito mais fáceis.
A descoberta, feita por programadores dentro da aplicação “Traduzir”, aponta para um lançamento com o iOS 26 ou pouco depois, e confirma rumores anteriores de que a Apple estaria a trabalhar nesta tecnologia.
Como vai funcionar a tradução em tempo real?
A funcionalidade será uma extensão da “Tradução ao Vivo” que a Apple já oferece na aplicação Telefone, nas Mensagens e no FaceTime. A grande novidade é que, agora, poderás usá-la em conversas cara a cara. A pista principal é uma nova imagem encontrada na beta do iOS 26, que mostra a palavra “Olá” em várias línguas ao lado de um gesto de duplo toque, sugerindo como a funcionalidade poderá ser ativada.
O nome do ficheiro onde a imagem foi encontrada, “Translate”, não deixa margem para dúvidas sobre o seu propósito. A ideia é que possas ter uma conversa fluida com alguém que fala outra língua, com a tradução a ser entregue diretamente nos teus ouvidos através dos AirPods.

A concorrência já está um passo à frente
Apesar de ser uma novidade muito bem-vinda para o ecossistema Apple, a empresa não está a inovar neste campo. A Google já oferece uma funcionalidade semelhante e muito eficaz nos seus Pixel Buds, que utilizam o Google Translate para fazer traduções em tempo real. A experiência, especialmente quando os auriculares estão emparelhados com um telemóvel Pixel, funciona bastante bem para viajantes.
A versão da Apple irá, portanto, competir diretamente com uma solução que já existe e funciona no mercado. O desafio para a empresa de Cupertino será provar que a sua implementação é superior ou mais conveniente para os seus utilizadores.
Requisitos e dispositivos compatíveis
Com base nos ficheiros encontrados na versão beta, a nova funcionalidade de tradução deverá ser compatível com os seguintes dispositivos:
- AirPods Pro 2
- Os futuros AirPods 4
No entanto, há um pormenor importante a ter em conta. Existe a possibilidade de a Apple ligar esta funcionalidade à Apple Intelligence. Se isso acontecer, para além dos AirPods compatíveis, será também necessário ter um iPhone que suporte as novas ferramentas de inteligência artificial da empresa, o que poderá limitar a sua disponibilidade no momento do lançamento.
Outros artigos interessantes:










