Atualmente, com o tamanho crescente de vários arquivos de vídeo e outros que ocupam muito espaço em disco, muitos são os usuários (utilizadores) que pretendem aprender como remover alguns arquivos do seu MacBook, otimizando o seu equipamento evitando comprar um disco externo ou até mesmo um novo MacBook.
Existem formas de otimizar espaço que pode não conhecer e podem ser dicas importantíssimas para o seu orçamento evitando assim a compra de novo hardware, mantendo ao mesmo tempo a qualidade dos arquivos que você pode guardar e abrir em seu MacBook.

Por isso, a leitura deste texto vai permitir que entenda como o armazenamento funciona e encontre formas de eliminar ou otimizar, automaticamente ou manualmente, o armazenamento em sue MacBook.
Remova aplicativos que já não está usando
Os aplicativos são muitas vezes instalados, usados, e depois esquecidos. Se você não usa todos os dias ou todas as semanas, provavelmente nunca mais vai usar. E eles vão ficando ali, esquecidos, ocupando espaço.
Para verificar que apenas tem os aplicativos instalados, abra o Finder, vá até Aplicativos, e procure da lista todos aqueles que não usa. Em seguida, arraste-os para a lixeira, para que possam ser eliminados. Não se esqueça de também esvaziar a lixeira.
Elimine o conteúdo da pasta downloads ou Mesa
Quando você grava um vídeo com o QuickTime ou guarda algum arquivo em um aplicativo novo, muitas vezes o arquivo vai para a Área de Trabalho. Da mesma forma, quando faz o download de arquivos na internet eles vão para a pasta downloads.
Verificar e apagar essas pastas significa que pode encontrar arquivos grandes, complexos, que não vai mais utilizar.
Confira os arquivos do sistema
Apagar backups do Time Machine ou verificar algumas pastas do sistema por arquivos de logs ou outros temporários pode ser uma ótima solução se apagar arquivos considerados “normais” não funcionar.
Para apagar os backups do Time Machine, caso você tenha feito algum antes, abra o Finder e vá até Aplicativos > Utilitários > Terminal, e escreva “tmutil listbackups”, sem as aspas. Irá abrir uma aba onde pode conferir os arquivos do Time Machine, com opção para os remover.
Para as outras pastas do sistema, abra o Finder, clique em Ir, vá até Ir para Pasta, e escreva estas pastas (uma por cada ação): /Biblioteca, /Sistema, ~/Biblioteca, ~/Sistema. Note que nas últimas duas deve deixar o “~” antes, é mesmo assim. Dessa forma, consegue entrar nas respectivas pastas e eliminar conteúdos que ficariam meses ou anos em seu MacBook, mesmo que não fosse preciso. Tenha cuidado com o que apaga nessas pastas, pois essa é uma verificação que deve ser feita por quem tem conhecimento.
Estas duas formas são as mais práticas e lógicas para você aprender como limpar os Dados do Sistema no Mac e garantir que tem o mínimo espaço em disco desnecessário a ser usado.
Uso de ferramentas automáticas
Existem ainda ferramentas automáticas onde você pode selecionar o que fazem várias varreduras ao seu sistema (liberar espaço, scan de malware, etc.) e elas fazem esse trabalho por você. Embora tenha menos controle sobre o que é escaneado, é uma ótima ferramenta para usuários iniciantes ou de nível médio que buscam apenas resultados, sem grandes complicações e processos manuais.
Outros artigos interessantes:










