A Starlink continua a sua campanha agressiva para conquistar o mercado de internet via satélite e acaba de lançar uma nova modalidade que promete dar que falar. Chama-se “Standby Mode” e oferece dados ilimitados por apenas 5 dólares por mês. O senão? A velocidade está limitada a 500 Kb/s. Esta nova oferta surge como uma alternativa para quem quer manter uma ligação de reserva constante sem ter de pagar a mensalidade completa.
Esta é mais uma jogada da SpaceX para tornar o seu serviço mais apelativo, depois de recentemente ter começado a oferecer o terminal em troca de um contrato de 12 meses. No entanto, a par destas propostas interessantes, a empresa também tem sido criticada por táticas que visam dificultar a concorrência.
O que é o novo “Standby Mode”?
Até agora, uma das grandes vantagens do serviço Starlink era a sua flexibilidade. Os utilizadores podiam ativar o serviço nos meses em que precisavam e suspendê-lo através do modo “Pausa” nos meses em que não o usavam, não pagando qualquer mensalidade durante esse período. Esta era uma opção excelente para quem usava a Starlink como uma ligação secundária ou apenas durante as férias.
Agora, a Starlink oferece uma nova alternativa para quem não quer perder totalmente a conetividade. O Standby Mode permite-te manter a ligação ativa por apenas 5 dólares por mês. Em troca, tens acesso a dados ilimitados, mas com uma velocidade máxima de 500 Kb/s. É a solução ideal para quem quer garantir uma ligação de emergência ou de reserva sem o custo da mensalidade normal.
Mas afinal, 500 Kb/s chegam para quê?
Numa era em que estamos habituados a velocidades de centenas de megabits ou até gigabits, 500 Kb/s pode parecer um valor ridiculamente baixo. No entanto, como fez questão de salientar John Carmack, o lendário criador de jogos como Doom e Quake, esta velocidade seria, na verdade, mais do que suficiente para a maioria das tarefas do dia a dia, se as aplicações e os sites fossem mais eficientes.
Teoricamente, com 500 Kb/s consegues:
- Navegar na internet e ver emails.
- Usar redes sociais e aplicações de mensagens.
- Fazer videochamadas com uma qualidade mais baixa.
- Jogar a maioria dos jogos multijogador online, incluindo com comunicação por voz.
O grande problema, como refere Carmack, é que vivemos numa era de desperdício digital, onde é comum encontrarmos sites com imagens desnecessariamente pesadas de 20 MB ou mais, para não falar nos scripts e na publicidade que consomem uma largura de banda imensa. Ainda assim, para o propósito de uma ligação de reserva, esta velocidade é perfeitamente funcional.

A estratégia agressiva da SpaceX
Esta nova oferta, bastante interessante para quem precisa de uma ligação de segurança em locais remotos ou como alternativa à sua ligação de fibra, faz parte de uma estratégia de crescimento muito agressiva por parte da SpaceX.
No entanto, esta estratégia tem também um lado mais sombrio. Recentemente, a empresa tem sido acusada de recorrer a táticas para tentar impedir a instalação de infraestruturas de comunicação terrestre em certas áreas. O objetivo seria, alegadamente, assegurar que mais pessoas sejam forçadas a optar pelo seu serviço via satélite, uma prática que, a confirmar-se, levanta sérias questões sobre a concorrência leal no mercado das telecomunicações.
Outros artigos interessantes:










