O Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) lançou a Plataforma TechEU, um novo sistema concebido para acelerar e simplificar o acesso a financiamento por parte de empresas tecnológicas inovadoras na Europa. A iniciativa visa dar respostas rápidas a propostas de financiamento de start-ups e scale-ups.
Esta plataforma é um pilar do Programa TechEU, que tem como objetivo mobilizar 250 mil milhões de euros em investimento até 2027. O sistema funciona como um ponto de acesso único a uma variedade de produtos financeiros e serviços de consultoria, ajudando a reforçar o crescimento do ecossistema de inovação europeu.

Como funciona o novo sistema de financiamento para start-ups
A Plataforma TechEU foi criada como um “balcão único” para empreendedores. A sua principal ferramenta é o Portal TechEU, que integra o “Investment Readiness Checker”, um verificador de elegibilidade online.
Através desta ferramenta, as empresas podem avaliar de que forma o Grupo BEI pode apoiar os seus projetos, seja através de capital próprio, dívida, garantias ou serviços de consultoria.
O sistema destina-se a simplificar a navegação entre os vários instrumentos financeiros disponíveis. “Uma das nossas principais prioridades é garantir que os inovadores europeus recebem o financiamento de que necessitam para arrancar, crescer e prosperar na Europa“, afirmou Merete Clausen, Vice-CEO do Fundo Europeu de Investimento (FEI). A primeira versão do “Investment Readiness Checker” será apresentada oficialmente a 27 de agosto na conferência de tecnologia TechBBQ, na Dinamarca.
Os objetivos e setores prioritários do Programa TechEU
O programa geral pretende apoiar anualmente mais de 1.000 empresas inovadoras. Para atingir a meta de mobilizar 250 mil milhões de euros, o Grupo BEI irá alocar 70 mil milhões de euros em capital, empréstimos e garantias entre 2025 e 2027. Os setores considerados prioritários para este financiamento são:
- Tecnologias limpas (Cleantech)
- Tecnologias da saúde (Health tech) e ciências da vida
- Digitalização e Inteligência Artificial
- Defesa e tecnologias espaciais
- Matérias-primas críticas
A primeira fase de financiamento terá um foco particular no setor das tecnologias limpas, com o objetivo de mobilizar 18 mil milhões de euros em investimentos para reforçar a liderança europeia nesta área.
Conclusão
Em suma, o lançamento da Plataforma TechEU pelo Grupo BEI representa um passo concreto para reduzir as barreiras de acesso ao capital para as empresas tecnológicas europeias. Ao centralizar e agilizar os processos de candidatura, a iniciativa procura não só acelerar o crescimento de start-ups e scale-ups, mas também fortalecer a competitividade da Europa em setores estratégicos como as tecnologias limpas e a digitalização.
Outros artigos interessantes:










