A SPC, marca europeia de eletrónica de consumo, dá mais um passo no seu compromisso com o público sénior e apresenta o SPC ZEUS 2 PRO, um dispositivo concebido para responder às necessidades reais deste perfil de utilizador.

O novo smartphone para seniores inclui funcionalidades especialmente pensadas para pessoas mais velhas – como botões físicos e uma interface em Modo Fácil, com ícones ampliados – combinadas com especificações técnicas avançadas, entre as quais se destacam a câmara dupla de 50 MP, NFC, eSIM, carregamento rápido e carregamento sem fios.
Além disso, o SPC ZEUS 2 PRO é o primeiro smartphone inteligente da marca integrado com a app SPC Care, desenvolvida para facilitar a vida dos mais velhos e apoiar os seus cuidadores, permitindo a gestão remota do dispositivo a partir do telemóvel de um familiar ou pessoa de confiança, acompanhar a sua localização em tempo real e receber alertas de segurança.
O SPC ZEUS 2 PRO, evolução natural do bem-sucedido ZEUS 4G PRO lançado em 2022, eleva o padrão da tecnologia acessível para seniores. Com este lançamento, a SPC reforça o seu compromisso com este público, segmento no qual é já marca líder em Portugal.
SPC ZEUS 2 PRO: o primeiro smartphone SPC com gestão remota, Modo Fácil e teclas físicas, adaptado às necessidades dos utilizadores seniores
O novo dispositivo da SPC foi desenhado à medida dos utilizadores mais velhos, com características pensadas para simplificar o dia a dia: teclas físicas para atender e desligar chamadas, base de carregamento prática para manter o telemóvel sempre à vista e um botão SOS para avisar em caso de emergência.
Além disso, o ZEUS 2 PRO integra um Modo Fácil com o qual o smartphone adapta a interface para torná-la mais intuitiva e acessível a pessoas idosas ou com dificuldades visuais ou motoras. Este modo guia o utilizador através de um assistente virtual de início na sua configuração até adaptar o ambiente habitual do Android num menu simplificado, com ícones grandes e coloridos, textos ampliados, contactos mais utilizados em tamanho grande e com foto, e uma gaveta de aplicações simplificada com acessos diretos às aplicações e definições do dispositivo. Tudo isto facilita o manuseamento diário do dispositivo e reduz possíveis erros ou confusões.
O novo SPC ZEUS 2 PRO não só integra especificações técnicas adaptadas aos mais velhos, como passa também a fazer parte do portefólio de serviços de assistência remota da SPC Care – a primeira aplicação em Portugal que permite aceder à distância, de forma totalmente gratuita, a telemóveis sénior da marca. Através dela, familiares e cuidadores podem gerir remotamente os dispositivos dos mais velhos, prestando apoio à distância sem comprometer a sua autonomia. Até agora, a SPC Care estava disponível apenas para telemóveis básicos SPC, sem acesso à Internet.
Hoje, a aplicação apresenta uma versão renovada e adaptada à gestão do SPC ZEUS 2 PRO. Com esta evolução, a empresa europeia reforça a sua aposta no bem-estar digital dos seniores e no envelhecimento saudável.
A maioria das pessoas com mais de 60 anos utiliza o smartphone diariamente, mas muitas vezes depara-se com barreiras relacionadas com a configuração do dispositivo, a segurança digital ou até a dificuldade em comunicar de forma rápida e simples com familiares. A SPC Care* surge como uma solução eficaz para que a distância não seja um obstáculo ao cuidado daqueles que mais amamos. Ao instalá-la no smartphone do cuidador, é possível controlar diferentes parâmetros do ZEUS 2 PRO, acompanhar a localização do utilizador sénior e verificar a forma como utiliza o telefone.
- Configuração remota: com o novo ZEUS 2 PRO, a SPC Care incorpora funções exclusivas para smartphones sénior da marca, como a gestão da agenda de contactos Google (disponível em futuras atualizações) ou a organização dos ícones no ecrã, permitindo ao cuidador alterar o tamanho, organizá-los, criar pastas ou bloqueá-los para evitar alterações ou eliminações acidentais. Do smartphone do cuidador é ainda possível ajustar de forma remota, o volume, aumentar o tamanho da letra ou configurar o botão SOS. Adicionalmente, é fornecida visibilidade sobre parâmetros básicos como nível de bateria, WiFi, GPS e dados móveis.
- Alertas de segurança e notificações de atividade: o sistema envia avisos quando a bateria está fraca, o botão SOS é acionado, em períodos de inatividade personalizáveis (8, 12 ou 24 horas), quando há alterações nas definições do dispositivo ou movimentação de ícones. Estes alertas ajudam a identificar situações incomuns ou momentos em que a pessoa possa precisar de assistência.
- Localização em tempo real: graças ao GPS, é possível saber onde o utilizador se encontra, confirmar se chegou ao destino ou se regressou a casa, entre outros usos práticos.
- Lembretes de saúde: a aplicação permite agendar lembretes de consultas médicas ou da toma de medicação para facilitar o acompanhamento.
A SPC Care possibilita ainda a gestão colaborativa, permitindo que vários cuidadores administrem o mesmo perfil de utilizador sénior ou que uma única pessoa consiga gerir diferentes perfis a partir do seu dispositivo. Isto traduz-se numa assistência partilhada, mais flexível e acessível para as famílias.








