TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O “anti-smartphone” da OpenAI e Jony Ive está a ter problemas

Vitor Urbano por Vitor Urbano
06/10/2025
Em Inteligência Artificial, Tecnologia

Quando Jony Ive, o lendário designer responsável pela estética icónica do iPhone, se juntou à OpenAI, a criadora do ChatGPT, para desenvolver um novo dispositivo de inteligência artificial, as expectativas dispararam para a estratosfera. A promessa era a de um “dream team” que iria criar a próxima grande revolução na computação pessoal. No entanto, um novo e revelador relatório do Financial Times mostra que o caminho para o futuro está cheio de obstáculos.

O projeto, que se mantém envolto em secretismo, está a enfrentar uma série de desafios significativos que podem atrasar o seu lançamento. Os problemas não são apenas técnicos, mas também filosóficos e práticos, abrangendo desde a “personalidade” do assistente de IA até à capacidade da OpenAI para suportar um produto de consumo em massa.

O que é este misterioso dispositivo?

O que sabemos até agora é que não se trata de mais um smartphone. O projeto visa criar um dispositivo pequeno, do tamanho da palma da mão e sem ecrã, que interage com o utilizador através de um microfone, uma câmara e um altifalante. Pensa nele como a evolução do altifalante inteligente, uma espécie de companheiro de IA ambiente que te pode acompanhar.

Uma das suas características mais radicais é a de ser “sempre ativo” (always-on). Ao contrário da Alexa ou do Assistente Google, não precisaria de uma palavra-chave para ser ativado. Os seus sensores estariam constantemente a recolher informação ao longo do dia para construir uma “memória” contextual e poder ajudar-te de forma mais proativa.

Jony ive sam altman - smartphone ia

Os três grandes dilemas do “dream team”

O relatório do Financial Times destaca três grandes áreas onde o desenvolvimento está a encontrar dificuldades.

O problema da personalidade: como deve falar um “amigo-computador”?

Este é um desafio surpreendentemente complexo e quase filosófico. A equipa está a debater-se para encontrar o tom e a personalidade certos para o assistente de IA. O objetivo é criar algo que se sinta como “um amigo que é um computador, mas que não é a tua namorada de IA estranha… como a Siri, mas melhor”, descreveu uma fonte.

O equilíbrio é delicado. O assistente não pode ser demasiado falador ou demorar muito tempo a terminar uma conversa. Também não pode ser nem demasiado subserviente (“sycophantic”), nem demasiado direto e frio. Encontrar esta voz, que seja útil sem ser irritante e presente sem ser intrusiva, é um dos maiores desafios de design de experiência do utilizador na era da IA.

O problema da energia: a fome de “computação” da IA

Este é, talvez, o obstáculo mais prático e difícil de superar. Os modelos de IA da OpenAI consomem uma quantidade colossal de poder de processamento, que depende de enormes e dispendiosos centros de dados. Uma fonte citada no relatório foi brutalmente honesta: “A Amazon tem a computação para uma Alexa, a Google também, mas a OpenAI está a lutar para ter computação suficiente para o ChatGPT, quanto mais para um dispositivo de IA – eles precisam de resolver isso primeiro”.

Isto coloca a equipa perante um dilema. Um dispositivo que dependa totalmente da nuvem seria mais barato de produzir, mas a OpenAI pode não ter ainda a infraestrutura global para suportar milhões de utilizadores em tempo real. Por outro lado, fazer mais processamento no próprio dispositivo exigiria um hardware muito mais potente e caro, o que iria contra o objetivo de criar um produto de consumo em massa.

O problema da privacidade: o pesadelo de um dispositivo “sempre a ouvir”

A característica mais inovadora do dispositivo – ser “sempre ativo” – é também o seu maior calcanhar de Aquiles. A ideia de um gadget com um microfone e uma câmara que está constantemente a recolher dados sobre o teu dia para construir uma “memória” é um pesadelo de privacidade à espera de acontecer.

Como é que esses dados serão armazenados? Quem terá acesso a eles? Como serão protegidos? Conquistar a confiança dos utilizadores para permitirem este nível de monitorização constante será, muito provavelmente, o maior desafio de todos, superando qualquer obstáculo técnico.

Embora uma fonte tenha afirmado que estes são problemas “típicos” do desenvolvimento de um novo produto, a sua natureza fundamental – personalidade, infraestrutura e privacidade – sugere que o revolucionário “anti-smartphone” que a OpenAI e Jony Ive nos prometeram pode ainda estar longe de se tornar uma realidade.

Outros artigos interessantes:

  • Esquece o carregador: o Huawei Watch GT 6 Pro é o rei da autonomia (análise)
  • OpenAI já vale mais que a SpaceX e não para de crescer
  • Assassin’s Creed Mirage recebe hoje um novo DLC gratuito e polémico
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Deepseek ai
Inteligência Artificial

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Aws ai agents
Inteligência Artificial

AWS lança agentes de IA “mais humanos” que entendem tom e sotaque

02/12/2025
Linde mh, nvidia e accenture desenvolvem "armazém virtual" com ia
Empresas

Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” com IA

02/12/2025
Apple ai (2)
Apple

Apple recruta ex-líder do Google Gemini para salvar a sua IA

02/12/2025
Ucrânia desenvolve ia soberana baseada em google gemma
Inteligência Artificial

Ucrânia desenvolve IA soberana baseada em Google Gemma

02/12/2025
Google gemini aplicação móvel
Google

Google promete “revolução” na app do Gemini e confirma versão nativa para Mac

01/12/2025

Últimas notícias

Deepseek ai

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Capcom resident evil requiem

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

04/12/2025
Metroid prime 4

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

04/12/2025
QNAP

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Cloudflare trava o maior ataque DDoS da história da Internet

Samsung marca encontro para 4 de janeiro: IA e o TriFold global abrem a CES 2026

Infinix Note 60 Ultra: o primeiro ‘smartphone’ desenhado pela lendária Pininfarina

Google Discover usa IA para reescrever títulos e o resultado é desastroso

Motorola Edge 70 Ultra: imagens revelam novo design e um botão misterioso para IA

nubia Flip3 oficial: ecrã exterior gigante num dobrável que quer ser acessível

Android 16 devolve funcionalidade aos Google Pixel: desbloqueio com ecrã desligado

Samsung confirma Exynos 2600 com vídeo ao estilo ‘Stranger Things’

Huawei destrona Apple na China: vendas de tablets disparam e iPad entra em queda livre

QNAP lança QuTS hero h6.0 Beta com foco em IA local e alta disponibilidade

Samsung garante metade dos chips de memória da próxima geração da Nvidia

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.