A QNAP anunciou ontem, 10 de dezembro, a expansão da sua funcionalidade de backup isolado da rede, Airgap+, para uma seleção de switches da marca. Esta atualização tem o intuito de oferecer maior flexibilidade a organizações que necessitam de implementar políticas de segurança robustas sem alterar a infraestrutura de routers existente.
A medida permite que as empresas implementem o Airgap+ numa maior variedade de arquiteturas de rede e cenários de cópia de segurança. Até agora mais dependente da camada de encaminhamento (router), a funcionalidade passa a permitir o controlo da ligação diretamente na camada do switch.
Jack Wang, Gestor de Produto da QNAP, sublinha que a compatibilidade com switches representa um “passo importante para oferecer opções de backup ‘air-gapped’ mais flexíveis e resilientes”. O objetivo passa por garantir uma base de proteção de dados segura e fiável para diversas redes empresariais.

Airgap+: implementação e desempenho
A principal vantagem da solução reside na simplicidade de implementação. O Airgap+ pode ser ativado diretamente no NAS através das definições de tarefas da aplicação Hybrid Backup Sync. O administrador de sistemas apenas necessita de selecionar a porta física utilizada para a ligação de backup isolado.
A solução de backup isolado da rede, Airgap+ está preparada para cargas de trabalho intensivas, uma vez que os equipamentos suportados oferecem conectividade até 100GbE. Esta largura de banda revela-se ideal para setores como a produção multimédia, pós-produção e ambientes de dados em grande escala, pois possibilita uma recuperação rápida e reduz o tempo de inatividade durante operações críticas.
Ao tirar partido dos dispositivos de rede QNAP já existentes, o sistema dispensa a aquisição de hardware dedicado para o isolamento (air-gap), o que reduz a complexidade geral da infraestrutura. Adicionalmente, a funcionalidade permite ligar ou desligar os NAS remotamente para maior eficiência operacional.

Modelos Suportados e Requisitos
Para implementar a solução de backup isolado da rede, Airgap+, os switches devem executar o sistema operativo QSS Pro v4.3.0 (ou posterior) e os routers necessitam da versão QuRouter v2.4.2 (ou posterior).
Lista de Switches Compatíveis:
- Série 7000 (100GbE): QSW-M7308R-4X
- Série 3000 (10GbE): QSW-M3224-24T, QSW-M3212R-8S4T, QSW-M3216R-8S8T, QSW-IM3216-8S8T
Lista de Routers Compatíveis:
- Série QHora: QHora-322 (10GbE), QHora-321 (2.5GbE)
Mais informações em https://www.qnap.com/pt-pt/solution/airgap-plus
Outros artigos interessantes:










